O que é um parceiro fiel?

Manter a fidelidade vai além de não ter amantes

Imagem de capa - O que é um parceiro fiel?

O dicionário da Língua Portuguesa afirma que fidelidade é:

1- Característica ou qualidade do que é fiel, do que respeita alguém ou algo; lealdade.

2- Constância nas afeições e nos compromissos assumidos com pessoas ou instituições.

3- Compromisso de não cometer traição ao parceiro numa relação amorosa.

4- Compromisso rigoroso com o conhecimento ou com a verdade.

Todavia, muitas pessoas atualmente se apegam apenas à definição número 3 e ignoram o respeito, a lealdade, o cumprimento de compromissos, a honestidade. Assim, quando alguém pergunta:

– Você é fiel?

A resposta é “sim”. Mas, se for feita uma análise minuciosa conforme o próprio dicionário indica, será que você é tão fiel quanto você acha? Será que o seu parceiro é tão fiel quanto você gostaria?

O escritor Renato Cardoso, coautor do livro “Namoro Blindado”, explica que “um parceiro fiel é aquele em quem você pode confiar, acreditar sem duvidar, de quem pode depender, e que lhe permite descansar sem esperar surpresas desagradáveis”.

Ou seja: é alguém de quem não se tem nenhuma dúvida em respeito à sinceridade e ao comprometimento com o relacionamento.

“Quantos, infelizmente, dentro de um relacionamento, acreditam num parceiro, mas duvidando? Talvez, você tenha uma grande pulga atrás da orelha toda vez que o seu parceiro sai da sala para atender o celular, toda vez que o seu parceiro demora a chegar ou conta para você que estava em tal lugar, com tal pessoa.”

Se isso está acontecendo em sua relação, é porque ali não há fidelidade.

Isso não significa que a outra pessoa está dormindo com terceiros, mas o simples fato de não transmitir a confiança necessária já é sintoma de infidelidade. E como um namoro ou um casamento pode funcionar quando a dúvida existe?

“Em um relacionamento onde há fidelidade há tranquilidade também. O contrário também é verdade: Quando você não tem fidelidade dentro da relação, quando o parceiro não é fiel, então você não tem tranquilidade nenhuma, você não tem segurança nenhuma porque falta o principal: a fidelidade.”

Então, o que é ser fiel?

“Muitas pessoas pensam que, porque ela não foi para cama com aquela pessoa que ela trocou mensagens no celular, ela não foi infiel”, afirma Renato Cardoso. Essas pessoas, porém, estão enganadas.

“Ser fiel é muito mais do que não ir para a cama com outra pessoa. É ser confiável em todas as áreas, especialmente em cumprir com a sua palavra. É fazer o que é esperado de você pela confiança que o parceiro lhe ofereceu.”

Quando alguém entra em um relacionamento, essa pessoa cria expectativas. Cada um ali deposita confiança e, mesmo que implicitamente, promete respeitar, ser confiável e estar presente sempre que necessário.

“Por exemplo: Quando você se casa com uma pessoa você está dando a ela a garantia de que ela vai ser a única na sua vida e você vai ser o único na vida dela. Mas, quando a pessoa não cumpre isso, não cumpre com essa palavra, com essas expectativas que você colocou sobre ela, que são justas, então, ela tampouco está sendo fiel com você”, explica Renato.

Nesse caso, o simples fato de trocar mensagens “picantes” ou mesmo fotos sensuais com alguém já indica infidelidade, ainda que essa outra pessoa more há mil quilômetros de distância e os dois nunca vão se encontrar.

“Então, veja que fidelidade tem muito mais a ver com o caráter, com o cumprir da palavra, com ser confiável”, conclui Renato.

Quer aprender mais sobre fidelidade? Participe da Terapia do Amor, que acontece na Universal, e descubra como melhorar seu relacionamento.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock