O que é anemia?

O que você precisa saber sobre este problema. Ele atinge uma em cada quatro pessoas no mundo

Imagem de capa - O que é anemia?

A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma deficiência na hemoglobina (proteína presente no sangue), ocasionada pela carência de um ou mais nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do sistema sanguíneo. A anemia pode ser causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

O tipo mais comum é a anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro (estima-se que 90% das anemias sejam desse tipo). O ferro é um nutriente essencial para a fabricação dos glóbulos vermelhos no sangue e no transporte do oxigênio para as células do corpo.

Ainda de acordo com dados da OMS, a anemia é considerada um problema de saúde pública e atinge uma em cada quatro pessoas no mundo.

A endocrinologista Lilian Kanda explica que a doença pode ocorrer por causas variadas. Segundo a médica, ela pode ser causada por deficiência na absorção ou por falta de ingestão de determinados nutrientes ou ainda por perdas sanguíneas, como hemorragias, traumas por acidentes, hemorragias do trato digestivo (úlceras, inflamações, tumores) ou até por cirurgias.

A anemia pode surgir também em decorrência de doenças crônicas como, por exemplo, insuficiência renal, insuficiência cardíaca e neoplasias.

Sintomas

Em crianças, a anemia causa palidez cutânea e de mucosas, cansaço progressivo e déficit de crescimento e de aprendizado. Nos adultos, além da palidez cutânea e de mucosas e do cansaço progressivo, ela pode ainda apresentar outros sintomas como insuficiência cardíaca com falta de ar, inchaço nas pernas e dificuldade de locomoção.

O primeiro diagnóstico é feito por meio do exame físico, em que se detecta a palidez de mucosas. A confirmação ocorre após a realização de exame laboratorial, quando é feita a contagem de hemoglobina. A endocrinologista alerta que o resultado inferior a 11 g/dl (gramas por decilitro) indica que o paciente está anêmico.

O hemograma completo pode fornecer maiores informações para se chegar à causa da anemia.

O tratamento vai depender da causa do problema. Nas anemias por deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, a solução é administrar o nutriente deficiente tanto por meio de alimentos como na forma de comprimidos e/ou medicações. É necessário manter sempre o acompanhamento médico.

A importância da alimentação

Nas anemias causadas por carência de nutrientes, os alimentos são importantes para combater e prevenir a doença. Carne vermelha, miúdos, gema do ovo, feijão, soja e verduras com folhas verde-escuras são ricos em ferro e fornecem nutrientes adequados. Neste caso, a associação com alimentos ricos em vitamina C também ajuda no tratamento, uma vez que ela aumenta a absorção do ferro pelo organismo. Quando há carência de vitamina B12, a carne vermelha tem um papel importante. Se a deficiência for de ácido fólico, as verduras são fundamentais na reversão.

A endocrinologista ressalta que uma alimentação saudável e variada e a realização de exames de rotina podem prevenir as anemias e também a maior parte dos problemas de saúde.

Mitos e verdades

– A anemia pode provocar queda de cabelo

– A principal causa da anemia é a falta de ferro no organismo

– Sensibilidade ao glúten pode causar anemia

– A diabetes pode causar anemia

– A anemia é sempre sinal de má alimentação

imagem do author
Colaborador

Por Kelly Lopes / Fotos: Fotolia