Jovens trocam drogas pelo esporte

Por meio do grupo Fundação Casa Brasil, menores que cumprem medidas socioeducativas no Rio Grande do Norte são estimulados a buscar uma nova vida

Imagem de capa - Jovens trocam drogas pelo esporte

O grupo Universal na Fundação Casa Brasil (UFCB), – coordenado em todo o País pelo pastor Ulisses Gomes -, é responsável em oferecer assistência social e, principalmente, espiritual aos jovens – menores de idade – que estão cumprindo medidas socioeducativas e estão com sua liberdade provisoriamente interrompida. O objetivo tem sido alcançado e, a cada dia, o grupo tem colaborado na ressocialização de muitos internos.

Recentemente, ações foram ampliadas por meio de atividades no Centro Educacional Nazaré (Ceduc), unidade de semiliberdade em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, com aulas de Taekwondo, uma arte marcial, para os jovens do local.

As aulas estão sendo ministradas pelo campeão brasileiro da modalidade no País, Daniel Deivisson Maciel da Silva, de 28 anos, que é voluntário da Universal e está usando sua técnica como ferramenta de aprendizado para os jovens. Segundo o professor, suas aulas são baseadas nos princípios da modalidade: ter integridade, perseverança e autocontrole.

Esporte: base de ajuda

Daniel conta que o interesse de dar aulas para os menores surgiu baseado em sua infância. “Meu pai abandonou minha mãe, com 6 filhos. Não vendo outra opção, ela se juntou com um traficante e fomos morar em uma periferia, cheia de menores infratores. Lá, não havia muita esperança a não ser vender drogas ou roubar”, lembra.

No entanto, segundo o professor, naquela época, o próprio Deus mostrou a ele outro caminho. “Surgiu um projeto com o Taekwondo na periferia que eu morava. Mas, eu tinha muitas debilidades físicas, nasci com asma crônica. Um garoto com asma e filho de uma traficante, aos olhos humanos, raramente poderia se tornar um campeão faixa preta. Só que eu não queria ser mais um dentro de uma periferia, então, comecei a praticar essa arte”, conta.

A partir daí começou o seu primeiro contato com a modalidade, que o levou a importantes títulos e também ao desejo de ensinar a arte a outras pessoas que passam por situações difíceis.

Cada aula dura pelo menos uma hora e meia, e são realizadas todas as quartas-feiras pela manhã, na quadra ou em uma sala do Centro Educacional. Atualmente, cerca de 20 jovens participaram dos treinamentos.

Obediência na fé

Para o pastor Valmir Graciano, responsável pelo grupo Fundação Casa em Natal, o esporte ensina sobre a importância da obediência. “E, isso, devemos comparar com a vida espiritual, porque se não houver um empenho e seriedade, não há desenvolvimento. Por meio do taekwondo muitos jovens têm saído das drogas e levado uma vida completamente diferente da que eles viviam”, enfatiza ele.

Durante os movimentos da modalidade, os jovens têm encontrado um espaço para conversar abertamente sobre o que passaram e ainda enfrentam. “Tem trazido um resultado muito positivo. Tem sido muito bom”, finaliza o pastor.

Para saber mais sobre o trabalho de evangelismo que o grupo Universal na Fundação Casa realiza em todo o País, acesse e curta o perfil oficial do grupo no Facebook. Se quiser se tornar um voluntário, encontre uma Igreja mais próxima de sua casa e informe-se com o pastor responsável.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo Universal Fundação Casa de Natal