Transmissão da conjuntivite aumenta no verão

Imagem de capa - Transmissão da conjuntivite aumenta no verão

A estação mais aguardada do ano começa oficialmente no dia 21 de dezembro de 2017 e vai até o dia 20 de março de 2018. Mas, ultimamente, as mudanças bruscas de temperatura têm deixado os dias mais quentes em muitas regiões do País. Por causa do calor, o cuidado com a saúde deve ser redobrado, principalmente quando o assunto é a visão.

Uma das doenças cujo índice cresce com o aumento das temperaturas é a conjuntivite, inflamação que ocorre na membrana conjuntiva dos olhos. As causas mais comuns são infecções por bactérias ou vírus, além de alergias.

Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos e divulgada no site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) mostrou que a incidência de doenças causadas por vírus e bactérias pode ser 46% maior no verão do que nas outras estações do ano.

Só na capital paulista, entre os meses de maio e julho deste ano, foram registrados 77 casos de conjuntivite, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

O oftalmologista Keller Azevedo confirma que, com a chegada do verão, esses números aumentam. Confira, a seguir, os esclarecimentos do especialista sobre a doença.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Foto: Fotolia / Arte: Edi Edson