Escrevendo uma nova história

Mulheres privadas de liberdade participam de cursos profissionalizantes na Unidade Prisional Feminina de Palmas (TO)

Imagem de capa - Escrevendo uma nova história

No final do mês de outubro, voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) de Tocantins realizaram um evento na Unidade Prisional Feminina de Palmas, capital do Estado, para entrega dos diplomas às internas que concluíram os cursos de Design de Sobrancelhas e Manipulação de Alimentos.

Os cursos tiveram carga horária de 16 horas e as aulas foram ministradas dentro da unidade pelos próprios voluntários. Para montar as turmas, eles percorreram os pavilhões e verificaram com as internas se havia interesse nos cursos e qual a preferência de cada uma delas.

O evento foi conduzido por Raici Marry, responsável pelo Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), órgão que aplica normas e direitos dentro dos presídios.

Durante a cerimônia, o pastor Silvio Camargo, responsável pelo trabalho da Universal nos Presídios no Estado do Tocantins, orou por todas que estavam presentes e proferiu palavras de motivação às internas formandas. “Não tem como olhar para a frente se vocês continuarem olhando para o que fizeram ou deixaram de fazer. Para que suas vidas se tornem produtivas, é necessário olhar para a frente. Agora vocês têm uma formação para que tenham um foco quando saírem daqui. Não permitam que ninguém as desvalorize. Vocês podem mudar a história de suas vidas a partir de hoje.”

Também participaram da cerimônia a diretora da unidade, Cátia Machado Coelho; Ricardo Araújo Coelho, gerente de reintegração social e renda do preso; e Napociani Pereira Póvoa, da Defensoria Pública.

O trabalho da Universal dentro do Presídio Feminino de Palmas, que atualmente abriga 72 internas, já existe há cerca de quatro anos. Essa foi a primeira vez que esses cursos foram oferecidos. “Estamos nos organizando para formar outras turmas”, declarou o pastor Silvio.

Para saber mais sobre as ações realizadas pela Universal nos presídios, acesse o perfil do bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo trabalho do UNP em todo o Brasil, na rede social Facebook (facebook.com/bpeduardoguilherme).

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Cedidas