A importância de explicar um “não” para os filhos

Mas, seja objetivo e não explique demais e nem de menos

Imagem de capa - A importância de explicar um “não” para os filhos

Educar um filho é uma missão que, certamente, a maioria dos pais já encontrou muitas dificuldades, seja por desobediência em casa, mau comportamento na escola ou outros motivos. Essa tarefa se tornou ainda mais complicada nos últimos tempos por conta do volume e da facilidade de informações disponíveis, principalmente na internet, levando os filhos a tirarem suas próprias conclusões sobre o que é certo ou não.

Por isso, muitas vezes, não basta apenas negar algo ou alguma situação para os filhos sem dar uma explicação plausível. Isso funcionava muito bem antigamente, no entanto, de uns anos para cá, já não dá certo; é preciso ir além e ter argumentos que justifiquem as razões de uma determinada decisão.

“Um dos principais papéis do pai e da mãe é dizer ‘não’ para uma criança ou um adolescente. Mas, hoje em dia, se você disser apenas o ‘não’, acaba não funcionando tão bem”, salienta o apresentador e palestrante, Renato Cardoso.

Tal fato acontece, porque um erro muito clássico dos pais hoje é querer reproduzir nos filhos a educação que recebeu dos pais no passado. “A geração atual é totalmente diferente das gerações anteriores. No passado, quando os nossos pais falavam algo para a gente, era lei. Por isso, para os pais, é importante falar de uma maneira que o filho ouça”, alerta Renato.

Como ser compreendido?

Renato continua explicando que os pais devem deixar claro o porquê de não estar permitindo que o filho faça determinada coisa, salientando sempre as consequências do que pode acontecer.

“Não explique demais, nem de menos. É preciso falar de modo que satisfaça a curiosidade e os questionamentos deles”, orienta o apresentador, lembrando, também, que não adianta tentar sensibilizar os filhos, nem chorar, buscando que eles obedeçam, pois isso não vai resolver.

Quer vencer essa ou outras dificuldades com os seus filhos e obter uma direção de como conduzir o relacionamento com eles? Então, não deixe de participar da palestra Transformação Total de Pais & Filhos, que acontece todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, zona leste, na capital paulista, com o casal Renato e Cristiane Cardoso.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock