Universal da África do Sul apoia campanha internacional pelo fim da violência contra à mulher

Uma mulher é assassinada pelo companheiro a cada 8 horas no país africano

Imagem de capa - Universal da África do Sul apoia campanha internacional pelo fim da violência contra à mulher

Pelo sexto ano consecutivo, o grupo Mulheres em Ação da Igreja Universal do Reino de Deus participa da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, na África do Sul – país onde a cada oito horas uma mulher é assassinada pelo parceiro e 50% sofrem algum tipo de violência doméstica.

A campanha consiste em iniciativas de esclarecimento às mulheres sobre seus direitos, além da iluminação, em cor laranja, de monumentos históricos de vários países pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As voluntárias do Raabe – programa social de apoio às mulheres vítimas de violência – braço do Mulheres em Ação – estarão em pontos de grande concentração pública por todo o país para orientar e encaminhar mulheres à assistência.

De acordo com coordenadora do Mulheres em Ação, Márcia Pires, participar da campanha internacional – que é promovida pela sociedade civil e diversos órgãos governamentais, também apoiada pela ONU – é um grande desafio, pois, além do alto índice de violência contra as mulheres sul-africanas, falar do tema é tabu naquele país.

“Nosso objetivo é ajudar mulheres de todas as idades a lidarem com os fantasmas do passado, se libertarem de abusos e redescobrirem seu valor e potencial”, explicou Márcia.

Toda a campanha será realizada por profissionais capacitados pelo “Trauma Counseling”. As voluntárias atuarão nas cidades como Johanesburgo, Blumefontaina, Cidade do Cabo, entre outras.

“Temos de chamar a atenção da sociedade para os fatores que naturalizam a agressão contra a mulher. Muitas vezes, os agressores são parentes próximos”, destaca Márcia Pires.

Na África do Sul, a Montanha da Mesa, na Cidade do Cabo, receberá as luzes em cor laranja em apoio à causa.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Cedida