Onde estaria a Arca da Aliança?

Pesquisadores vasculham Siló em busca do objeto sagrado

Imagem de capa - Onde estaria a Arca da Aliança?

Na cidade de Siló, na Cisjordânia, pesquisadores da Associates for Biblical Research, uma organização especializada em arqueologia bíblica, estão em busca de um grande mistério: “onde estaria a Arca da Aliança?”

O professor Scott Stripling, que lidera a pesquisa, decidiu iniciar a procura pela Arca nesse local por causa da referência bíblica no livro de Josué, capítulo 18, que narra o momento em que Israel armou uma tenda de congregação em Siló.

Um grande mistério

A Arca da Aliança, no Velho Testamento, representava a presença de Deus entre o Seu povo.

Quando os hebreus foram libertos do Egito, Moisés instituiu um Tabernáculo – uma espécie de tenda móvel. Dentro desse lugar havia um espaço especial, onde apenas o sumo sacerdote podia entrar: o santo dos santos. Era ali que permanecia a Arca da Aliança (Êxodo 25).

Dentro da Arca existiam duas tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de Arão e um pote de maná (um alimento enviado pelo Altíssimo para o Seu povo).

Quando o Templo, construído no reinado de Salomão, foi edificado, a Arca da Aliança foi colocada ali dentro. Porém, até hoje não se sabe o paradeiro da Arca. A última vez em que ela foi mencionada na Bíblia, o rei Josias, de Judá, havia ordenado que ela retornasse ao Templo (2 Crônicas 35:1-6 e 2 Reis 23:21-23).

Tempos mais tarde, o rei Nabudonosor, da Babilônia, invadiu Jerusalém e o Templo. Por isso, alguns acreditam que ela pode ter desaparecido durante essa invasão. Contudo, inúmeros momentos marcantes aconteceram na história de Israel, como, por exemplo, a segunda invasão do Templo, promovida pelos romanos em 70 depois de Cristo (d.C.).

Templo de Salomão

No Jardim Bíblico, do Templo de Salomão, há uma réplica fiel ao tabernáculo dos tempos de Moisés. Se você deseja conhecer a Arca da Aliança que há no local e compreender mais sobre essa história, clique aqui e agende uma visita.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Demetrio Koch