África: Primeira reunião da Universal em comunidade do Zimbábue

Em Masvingo, 700 pessoas se reuniram para aprender sobre a fé que faz o impossível acontecer

Imagem de capa - África: Primeira reunião da Universal em comunidade do Zimbábue

Ah Senhor Deus! Eis que Tu fizeste os céus e a terra com o Teu grande poder, e com o Teu braço estendido; nada há que Te seja demasiado difícil Jeremias 32:17

Com essas palavras em mente, o bispo Justice Colidiza atravessou os 298 quilômetros que separam Harare, capital do Zimbábue, país africano, de Masvingo, pequena cidade localizada no sul do país que conta com uma população de, aproximadamente, 70 mil pessoas.

Masvingo também enfrenta a crise financeira que vitima os zimbabuanos há décadas. A situação é tão grave que o país chegou a sofrer com inflação de 98% ao dia, além de ver mais de 95% da população desempregada. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, quase 70% da população vivia abaixo da linha da pobreza.

Problemas como esses fazem com que a população se sinta desorientada, muitas vezes sem esperanças de um futuro digno. Por isso, a missão do bispo Justice Colidiza é tão importante: mostrar a todos os zimbabuanos que o versículo que abre essa matéria é verídico, e nada é demasiado difícil para Deus.

700 novos lutadores

Às 10 horas da manhã do sábado, dia 21 de outubro, 700 pessoas se reuniram em Masvingo, em um espaço destinado a eventos, para participar de uma reunião da Universal pela primeira vez na região. Conforme conta o bispo, o objetivo era mostrar aos presentes que é possível ter a vida transformada e, para isso, basta se entregar verdadeiramente ao Senhor Jesus.

Sem uma sede da Universal na cidade, essas 700 pessoas participaram de uma reunião da Igreja pela primeira vez. Muitos ali perceberam a importância de se livrar da religiosidade cega, que vinham seguindo até então, e de utilizar sua fé em Deus de maneira racional, para que cada um construa em sua própria vida a mudança necessária.

A recepção à Universal foi tão boa que, imediatamente após a reunião, muitos pedidos foram feitos para que a Universal se instalasse definitivamente em Masvingo, o que, de acordo com o bispo Colidiza, é um dos próximos objetivos a serem cumpridos:

“Agora estamos trabalhando para abrir uma Universal para a população de Masvingo.”

A Universal no Zimbábue

O Zimbábue é um país africano que abriga uma população de, aproximadamente, 12 milhões e meio de habitantes. Tendo declarado independência do Reino Unido em 1965 (a princípio como Rodésia), foi reconhecido país independente apenas em 1980. Desde então, luta para se estabelecer economicamente, o que não tem sido fácil.

A Universal chegou ao país em 1995, durante um dos períodos mais complicados da história local. Entre 1991 e 1992, uma grave seca afetou a região, cuja economia é baseada na agricultura. Antes mesmo que a população se recuperasse do golpe econômico, outra seca abalou o país entre 1995 e 1996. Desde aquele período, nos mais de 20 anos que se passaram, a Universal tem se dedicado a levar fé às pessoas que lutam por sua sobrevivência.

Exemplo disso foi outra ação realizada pelos voluntários, recentemente. Dessa vez, a visita foi feita ao presídio de segurança máxima Chikurubi, localizado próximo à capital Harare. Como pode ser visto nas fotos da galeria de imagens abaixo, os voluntários, sob liderança do bispo Colidiza, realizaram doações aos detentos. O mais importante, porém, foi a Palavra de Deus levada a eles.

“Nós pedimos ao Espírito Santo que trabalhasse no coração dos presentes, para que eles pudessem receber a paz e a Salvação”, conta o bispo.

Esse tipo de ação tem feito com que cada vez mais pessoas conheçam a Deus e aprendam a usar a fé para vencer os problemas.

“A Universal foi muito perseguida por muito tempo, mas em todos os lugares, por meio da ajuda do Espírito Santo, nós prevalecemos e agora estamos começando a ver os resultados da persistência e do trabalho duro de todos os servos de Deus”, conta o bispo.

Da mesma maneira que a Universal está transformando milhares de vidas no Zimbábue, você também pode fazer isso em sua comunidade. O bispo Colidiza explica que parte importante da propagação do Evangelho é o testemunho das pessoas que têm tido suas vidas transformadas por meio da fé. Por isso, não hesite em falar do que Deus tem feito na sua vida para o próximo. Evangelize!

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Universal