O espírito e a fé nunca envelhecem

Grupo Calebe celebra o mês do idoso com atividades especiais em todo o Brasil

Imagem de capa - O espírito e a fé nunca envelhecem

No primeiro dia de outubro é celebrado no mundo todo o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e na mesma data no Brasil, desde 2006, também é celebrado o Dia Nacional do Idoso.

Pensando nisso, o Grupo Calebe realizou um grande evento, no 28 de outubro, que reuniu milhares de voluntários e idosos em todo o Brasil e em mais 30 países, com o objetivo de oferecer bem-estar e assistência social, além de apoio material e espiritual a eles.

Em São Paulo, na regional de Itaquera, zona leste da cidade, o evento reuniu mais de 9 mil pessoas. Cerca de 700 voluntários, entre obreiros e profissionais de várias áreas de atuação, realizaram cerca de 5.500 atendimentos.

O bispo Danilo Sgambatti, responsável pelo Grupo Calebe no Brasil, esteve presente e falou sobre o encontro. “O grupo devolve a autoestima aos idosos por meio dessas atividades. Eles voltam a se exercitar e colocam talentos em prática nas aulas de artesanato, no canto e na dança. São pessoas com 70, 80 e até mais de 90 anos que encontraram alegria e paz, voltando ao convívio com outras pessoas e com a sociedade. O grupo dá ao idoso a oportunidade de ouvir e ser ouvido, porque uma das coisas que ele mais quer é ter alguém que ouça as histórias que ele tem para contar. E, acima de tudo, lutamos com eles pela parte espiritual. Alguns passaram a vida toda sem conhecer a Deus e aqui têm a oportunidade da Salvação, pois o espírito e a fé nunca envelhecem.”

Mudança de vida

No início do evento todos acompanharam uma mensagem em vídeo do Bispo Edir Macedo e, em seguida, o bispo Danilo orou com os presentes pela libertação e pela família.

A maioria dos participantes era composta de idosos e muitos deles integrantes do grupo, como a aposentada Maria da Aparecida da Conceição Abreu, de 65 anos, que está no Calebe há cinco anos e conta como sua vida mudou. “Eu tinha um gênio muito forte, queria tudo do meu jeito e sofria muito com isso. Cheguei até a ter depressão. Quando conheci o grupo e comecei a participar das atividades, recuperei totalmente a minha vontade de viver, alegria e disposição.”

O evento contou com diversos serviços oferecidos gratuitamente, como atendimento jurídico para esclarecer questões de aposentadoria e pensões, por exemplo, e assistência social. Outras atividades realizadas foram ginástica funcional, dança e canto. Além disso também foram fornecidos atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, palestras com nutricionistas e fisioterapeutas; estéticos, como manicures e cabeleireiras; e um bazar em que foram expostos os trabalhos feitos pelos idosos.

O Calebe

O grupo foi idealizado pelo Bispo Edir Macedo em meados de 2012. Atualmente, o Calebe está presente em diversos países e reúne pessoas da melhor idade que não estão dispostas a se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Marcelo Alves