Saiba como ajudar o seu filho na prova do Enem

Veja algumas dicas para que, nos próximos dois domingos, ele se saia bem

Imagem de capa - Saiba como ajudar o seu filho na prova do Enem

A preparação para o vestibular é sempre um momento de tensão, tanto para os filhos como para os pais. É que nessa fase da vida, de transição, de mudanças, e de extrema importância para os vestibulandos, muita coisa acontece, afinal, o jovem está dando um passo imprescindível para o futuro e a carreira que pretende trilhar.

Por isso, o apoio dos pais ou responsáveis se torna essencial, especialmente nos dias que antecedem as provas, como as que acontecerão nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova, que tem como finalidade principal avaliar o desempenho escolar e acadêmico no final do ensino médio, é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC).

A coach familiar, especializada em psicologia e desenvolvimento humano, Valéria Ribeiro, dá algumas dicas de como os pais devem se portar nessa reta final, a fim de apoiar os filhos, sem que – na ânsia de vê-los se dando bem -, os atrapalhe.

“Os adolescentes ou jovens que estão prestes a fazer o vestibular já sofrem pressão durante os três últimos anos de curso do Ensino Médio, ou mais alguns anos fazendo cursinho. A pressão se dá pela cobrança da quantidade de tempo que se estuda, na escolha da carreira, se já tem ou não uma namorada ou um namorado, se pratica ou não exercícios, como se alimenta, etc. São inúmeras as pressões. Mas, talvez o grande monstro esteja no vestibular, entretanto é só uma etapa da vida de muitas que ainda virão”, explica a especialista.

No entanto, ressalta Valéria, os pais devem estar atentos ao estado emocional do filho, pois, “este sim, pode comprometer o resultado. Fazer com que o adolescente ou jovem se sinta seguro, confiante de si, ajuda a suportar a pressão de fazer a prova”.

Abaixo, ela lista algumas dicas para ajudar o seu filho nesse momento decisivo. Confira:

Descanso: Durma bem, pelo menos, oito horas por noite. Isso irá ajudar o cérebro a se organizar e preparar para as longas horas de prova.

– Nada de se trancar no quarto: Não é bom que ocorra isolamento social do jovem neste período; interagir com outras pessoas ajuda a relaxar, diminuindo a tensão. Ir ao cinema, encontrar os amigos para um bate papo, praticar um hobby (skate, futebol ou mesmo uma partida de videogame com amigos) pode auxiliar na obtenção de bons resultados no vestibular.

Pensamentos positivos: Na véspera do vestibular é importante que o vestibulando se conecte com coisas boas, assista filmes de comédia, vá tomar um sorvete ou fazer uma massagem relaxante, por exemplo.

Fazer a prova estrategicamente: Durante a realização da prova no vestibular, deve-se começar pelas questões que são mais difíceis para o vestibulando, pois mesmo que ele não saiba responder aquela questão naquele momento, deve seguir em frente, indo para as mais fáceis, e enquanto as responde, o cérebro vai buscar, em segundo plano, respostas, conexões e memórias para resolver a que não sabia anteriormente. Esse é um procedimento que acontece com todos os seres humanos, às vezes, temos certeza que sabemos fazer algo, mas não nos lembramos como, aí quando começamos a fazer outra coisa, a resposta vem à nossa mente. Daí a importância de usar essa estratégia no vestibular.

Beba bastante água: É importante que o jovem se hidrate bastante no dia, afinal nosso corpo é feito de 70% de água. O baixo consumo dela pode gerar dores de cabeça durante a prova, o que irá prejudicar o desempenho do vestibulando. Portanto, leve água para a sala de prova e vá bebendo aos poucos.

Boa alimentação: Levar algo para comer durante a realização do vestibular também é bom (barra de cereal, barra de chocolate, fruta, bala, chiclete). O açúcar ajuda a manter a energia da pessoa em alta. Comer algo que gere prazer pode ajudar na melhoria do resultado. Mas, cuidado: leve alimentos fáceis de abrir e que façam pouco barulho, pois este pode atrapalhar a concentração dos outros alunos.

Manter a tranquilidade: Fale com seu filho da importância de respirar. A respiração ajuda a manter a mente alerta e oxigenada.

Apoiar e trabalhar a autoestima: Finalmente, diga a seu filho: “faça o seu melhor, eu confio em você e, independentemente de qualquer coisa, vamos continuar a te amar”.

Agora que todos já sabem o que fazer, fiquem atentos aos horários de abertura dos portões e, não se atrasem, cheguem bem antes do horário da prova, pois deixar para chegar em cima da hora, pode colocar tudo a perder. Levem em consideração os imprevistos que podem acontecer no caminho de casa até o local da prova.

Então, atenção aos horários:

– Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do participante após o fechamento.

– A partir das 13h, os participantes deverão aguardar em sala de prova até que seja autorizado o início da aplicação, que será às 13h30, em todas as unidades da Federação.

E, lembre-se:

Só é permitido levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Outras informações você obtém no site oficial do Enem, clique aqui e esclareça todas as dúvidas.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares / Fotos: Thinkstock