Como proporcionar mais ânimo à terceira idade?

Calebe de Angola organiza visita guiada ao Museu de Forças Armadas do país

Imagem de capa - Como proporcionar mais ânimo à terceira idade?

O grupo Calebe, idealizado pelo bispo Edir Macedo em meados de 2012, hoje já está presente em mais de 20 países. Os voluntários do grupo reúnem-se frequentemente em ações e atividades que prestam auxílio, proporcionam alegria e oferecem os cuidados necessários às pessoas acima de 55 anos.

Em Luanda, capital e maior cidade de Angola – país africano onde o idioma oficial é o português, devido à sua colonização –, o Calebe deu início às atividades em junho de 2017 e, em 4 meses, já alcançou outras províncias na região. Mais de 200 voluntários realizam encontros e atividades, sendo que, só no mês de setembro, o grupo atendeu cerca de 2.400 idosos.

Em uma das reuniões de avivamento, conversando com os participantes do grupo, o pastor Maquisuel Morais Ferreira, responsável pelo Calebe no país, observou que muitos desses idosos ainda não conheciam toda a história da independência de Angola do domínio português – alcançada no ano de 1975, depois de uma longa guerra de libertação.

Ânimo para realizar as atividades

Foi agendada uma visita guiada ao Museu das Forças Armadas de Luanda. Cerca de 40 pessoas entre idosos e voluntários puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória do país frente a quase 500 anos da presença colonial e, depois, a história armada de Angola até a sua Independência.

A dona de casa Joaquina Leal, de 67 anos, participou do passeio e falou sobre o grupo Calebe. “Sou do grupo e estou bastante feliz, porque estou aprendendo a conviver com mais ânimo e disposição. A visita ao Museu foi muito proveitosa para mim, pois aprendi um pouco mais sobre a história local, conheci toda a realidade do que aconteceu na época da guerra e compreendi melhor a situação atual do país”, relatou.

Para o pastor Maquisuel, ações como essa estão sendo muito importantes no dia a dia dos idosos do país, pois, muitos deles ainda trabalham normalmente e acabam sem ânimo para sair de casa e fazer outras atividades. Com o trabalho do grupo, eles se sentem motivados a interagir com as novas amizades, participando das reuniões e dos encontros.

Durante a visita, uma mensagem especial foi passada às pessoas do grupo: a de nunca desistirem de seus objetivos – assim como fez Calebe, que não se abalou diante dos obstáculos que os hebreus teriam de enfrentar em busca da Terra Prometida, tampouco fraquejou frente aos inimigos. Aos 85 anos, ele lutou com a mesma força de um jovem, permanecendo fiel a Deus.

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.” Números 14. 24

O grupo Calebe

As atividades dos “calebes” foram iniciadas no Texas, nos Estados Unidos, se solidificando em 2012. Atualmente, o grupo está presente em diversos países e reúne pessoas da melhor idade que não estão dispostas a se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

Para mais informações sobre o Calebe, clique aqui ou acesse a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas