Programa social capacita e consegue emprego para moradores de rua

Ação oferece cursos de informática, pintura, eletricista predial, telefonista, culinária, entre outros

Imagem de capa - Programa social capacita e consegue emprego para moradores de rua

O programa social Anjos da Madrugada ofereceu para aproximadamente 600 moradores de rua, entre 19 e 65 anos, cursos profissionalizantes em todo o Brasil. É a primeira vez que o grupo, que já atua desde 1980 no amparo dessa parcela da população, realiza este tipo de ação.

Em novembro de 2017, 235 moradores de rua se formaram, dos quais 105 já estão trabalhando, com carteira assinada. A ação teve início há quatro meses e contou também com a parceria de empresas públicas e privadas.

Foram oferecidos cursos de corte e costura, informática, pintura, eletricista predial, telefonista, culinária, operador de caixa, digitação, telemarketing, vendas, cabeleireiro, barbeiro, design de sobrancelha, auxiliar de obras, refrigeração, manicure, auxiliar de limpeza urbana e empreendedorismo.

O ex-morador de rua do Rio de Janeiro Antônio Joaquim Ferreira, de 63 anos, foi um dos acolhidos pelo programa social. Ele viveu nas ruas por 22 anos. Em setembro de 2017, recebeu a oportunidade de fazer um curso profissionalizante.

“Hoje, eu tenho um emprego, uma casa. Eu me sinto satisfeito e feliz de não ter mais aquela vida que eu tinha quando morava na rua”, disse Antonio, que foi contratado para trabalhar como porteiro em uma empresa de manutenção e limpeza de ar condicionado central, em Duque de Caxias (RJ).

Helton Mouzinho Marques, o empresário que deu a oportunidade para o ex-morador de rua, afirmou que novo empregado é uma pessoa dedicada e cumpre todas as tarefas com eficiência.

Além de Antônio, a empresa de Helton já contratou outros sete ex-moradores de rua, nas funções de mestre de obras e auxiliar de manutenção.

“Eu tenho uma satisfação imensa em ter participação no processo de transformação na vida dessas pessoas, me sinto útil à sociedade e à Deus”, concluiu o empresário.

Oportunidade

O projeto criado pelo grupo social Anjos da Madrugada tem como objetivo oferecer às pessoas em situação de rua uma oportunidade de aprender uma profissão e voltar ao mercado de trabalho.

“Nós já trabalhamos com os moradores de rua há muito tempo e vimos a necessidade de dar não somente um cobertor ou um alimento, mas de levar para eles uma esperança para que eles tenham uma vida na sociedade como qualquer outro”, explicou Luis Carlos Gomes, coordenador geral do grupo.

Segundo Luis Carlos, não só as pessoas que vivem nesta situação de rua como a população em geral são beneficiadas com esta iniciativa. Pessoas que antes estavam entregues ao vício e até mesmo a criminalidade, hoje estão reintegradas à sociedade.

Estima-se que o Brasil tenha 101 mil moradores de rua, de acordo com uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados de 2015.

Anjos da Madrugada

O programa social teve início na década de 1980, mas foi em 2011 que recebeu o nome Anjos da Madrugada.

O grupo desenvolve trabalhos em todo o País, no apoio e resgate à população de rua, com o objetivo de ampará-la com doação de alimentos, roupas e cobertores e de atendimentos, como orientação jurídica e de saúde, no combate às drogas, suporte para obtenção de documentos e na busca de emprego.

Em 2017, 21.192 voluntários do Anjos da Madrugada realizaram 1.005.605 atendimentos a moradores de rua.

imagem do author
Colaborador

UNIcom