IR 2017: você já recebeu a restituição?

Verifique se a sua situação está regularizada. Saiba mais

Imagem de capa - IR 2017: você já recebeu a restituição?

A Receita Federal vai liberar nos próximos dias de novembro a consulta – ainda sem data oficial definida – do sexto lote (de um total de sete) da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017. O prazo de entrega para os contribuintes ocorreu de 2 de março até 28 de abril deste ano.

A consulta da restituição deve ser feita pelo site da Receita ou pelo telefone de informações 146. Além desses meios de acesso, o contribuinte também pode realizar a consulta por meio dos aplicativos disponíveis para celulares.

Caso a sua restituição tenha sido liberada, mas o depósito não tenha sido realizado, procure uma agência do Banco do Brasil mais próxima, clicando aqui, ou ligue diretamente na Central de Atendimento 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e reagende o crédito, que pode ser efetuado em conta-corrente ou poupança de sua preferência.

Malha Fina

Vale lembrar que, quem ainda não teve a restituição liberada em nenhum dos lotes pode verificar se ainda existe alguma pendência por meio do cadastro no serviço do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

Após identificar quais são as inconsistências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Assim que a situação estiver resolvida, caso haja direito à restituição, o declarante será incluído no lote residual do IR.

Com informações da Receita Federal

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Reprodução Receita Federal