Uma nova fase em Malawi

Primeira catedral é aberta no país africano. Confira detalhes:

Imagem de capa - Uma nova fase em Malawi

A Universal na África comemorou a abertura de sua primeira catedral para atender os sofridos. No domingo (15), aconteceu a primeira reunião na nova Igreja que fica na cidade de Blantyre, em Malawi. O encontro reuniu 1.150 pessoas e foi realizado pelo bispo Alaor Passos (ao lado), responsável pelo trabalho evangelístico na Namíbia. “Por muito tempo, a Igreja aqui não era bem vista, mas, agora, qualquer um que entra nesse lugar se admira. Assim será a vida do povo da Universal no Malawi”, determinou.

Após mais de duas décadas sem uma Igreja própria (o local era alugado), há 3 anos foi iniciada a construção do novo edifício, que vem para marcar uma nova fase na caminhada de fé que a Universal iniciou no país. “Por muitos anos, a Igreja e o povo vêm sido atacados com palavras negativas, muitos acabaram desistindo no meio do caminho. Mas tenho certeza de que famílias serão restauradas, doentes curados, será uma nova etapa de vida para todos os que perseveraram”, afirma o pastor Richard de Souza Correa, responsável pela Universal no país.

A perseguição

Quando se fala no assunto, podemos imaginar amigos lhe abandonando ao saber da sua conversão, estranhos ou a mídia criticando sua fé. Mas Noela Matemba, de 35 anos, viveu essa situação dentro do próprio lar. Sua mãe, ao descobrir que ela estava frequentando a Universal, passou a persegui-la, pedindo insistentemente que ela abandonasse a nova fé. “Ela e meu pai pediam para eu frequentar a religião deles, mas eu não aceitava, o que gerou muitos conflitos em minha casa. Eles diziam que eu era desobediente por isso”, lembra Noela.

Ela teve de escolher entre a fé e a vontade de sua família, o que gerou consequências difíceis. Noela e sua filha, na época com 1 ano de idade, foram expulsas da casa da mãe. “Ela chegou a me agredir e me expulsou, mesmo sem eu ter para onde ir. Acabei morando de favor em um local em que tinha de dividir o banheiro com mais 20 pessoas, precisava pedir comida para me alimentar. Vivi o inferno por dois anos”, afirma.

Apesar de todas as dificuldades, ela fez da fé o seu apoio e perseverou em fazer as correntes de oração. “Foram anos de luta, mas Deus me levantou do pó, hoje trabalho em uma das maiores empresas do país, sou financeiramente independente e minha família vê Deus em mim”, comemora.

O Malawi

O pequeno país fica localizado no lado oriental do continente africano, que acolheu o trabalho da Universal há 22 anos. Como em muitos outros locais da África, os principais problemas que a população enfrenta são a miséria, fome e a propagação de doenças, como a malária.

Por todas essas dificuldades, o trabalho evangelístico e social mantido pela Igreja é muito importante. “Além do trabalho espiritual, baseado na Palavra de Deus, fazemos trabalhos sociais em hospitais, presídios, orfanatos e em zonas rurais, onde os povoados são desfavorecidos financeiramente”, conclui o pastor Richard.

Veja abaixo as fotos da inauguração:

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas