A relação entre o casamento e um espelho

Confira dicas de Renato e Cristiane Cardoso para ter um relacionamento harmonioso e feliz

Imagem de capa - A relação entre o casamento e um espelho

Ninguém decide se casar porque está vivenciando um namoro conturbado e quer dar continuidade a esse relacionamento caótico no casamento. Muito pelo contrário. O namoro é uma fase de conquista, onde ambos se esforçam para demonstrar suas qualidades e, simultaneamente, camuflar os defeitos. Não se trata de fingir ser o que não é, mas uma reação natural de quem quer conquistar alguém e, por isso, se esforça para evidenciar suas qualidades.

Quando se casam, surgem os conflitos, os desentendimentos e o relacionamento, antes harmonioso, para muitos, se torna um fardo.

Por que isso acontece?

Os apresentadores do programa “The Love School – A Escola do Amor”, transmitido aos sábados, ao meio-dia, pela Record TV, Renato e Cristiane Cardoso, falaram sobre o assunto, recentemente, em um vídeo postado nas redes sociais do casal.

Renato explica que o casamento serve como um espelho que irá refletir a imagem fiel de quem somos de fato.

“Quando você se casa, pela primeira vez na sua vida passa a se olhar no espelho de fato e começa a ter uma imagem real e fiel de quem é, com todas as falhas que a solteirice escondeu. Pois, enquanto você vive longe de alguém, não tão perto, não compartilhando a vida como é no casamento, aquilo (os defeitos) não estava aparente, mas o casamento revela tudo isso”, destaca Renato.

Cristiane completa: “Quando você é solteiro, não é muito testado. Porque você tem a sua vida, faz o que quer. Mesmo quem mora com os pais, embora deva satisfação a eles, tem o seu espaço, sua privacidade. Se quer ficar sozinho, por exemplo, vai para o quarto e fica lá. Enfim, você vive a sua vida do seu jeito. Mas, quando você se casa, tem uma outra pessoa ali, olhando para você, acompanhando os seus passos, quando você vai para o quarto ela também está lá. E você sabe que tem de dar satisfação a ela porque é sua esposa, é o seu marido”.

O casal esclarece que é justamente nesse período que a pessoa passa a se conhecer verdadeiramente, porque perceberá em si mesma atitudes e reações que, quando solteiro, não tinha, porque até então não havia sido confrontada. “E ninguém gosta de conhecer o seu lado ruim”, observa a apresentadora.

“Você começa a descobrir que é uma pessoa nervosa, que guarda mágoa, raiva, que é vingativa. Porque o casamento mostra tudo isso a nosso respeito”, destaca Renato, citando o seu próprio exemplo:

“Quando eu me casei com a Cristiane, eu guardava raiva e ficava dias sem falar com ela. Eu achava que estava sendo pacífico, que não queria brigas. Mas mesmo sendo o pacificador eu sentia raiva, mas guardava porque achava que expressá-la era uma coisa errada, e era, mas também não era certo ficar guardando e dando gelo na minha esposa”, reconhece.

Talvez você esteja pensando até em separação porque acredita que cometeu um erro casando com essa pessoa, mas, acredite: “O casamento foi a melhor coisa que lhe aconteceu”, garante o apresentador.

O casal explica que o casamento serve como uma ferramenta que nos impulsiona a mudar e melhorar como pessoa. Para isso, o primeiro passo é entender que não é possível mudar o outro, apenas a si mesmo, e o segundo é começar a trabalhar nas partes em que você reconhece que precisam ser melhoradas.

Cristiane aconselha que seja feita uma autoanálise:

“O que esse problema que você está enfrentando no seu casamento está falando sobre você? O que as suas reações mostram a seu respeito? Quando você começar a se analisar e entender isso, vai mudar suas atitudes e, consequentemente, o seu casamento vai mudar também”.

Se você reconhece que precisa de ajuda para melhorar como pessoa, participe todas as quintas-feiras das palestras da Terapia do Amor, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, às 10h ou 20 horas, ou em uma Universal, mais próxima de você.

Consulte aqui os endereços.

Acompanhe o vídeo do casal:

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Thinkstock