O que é a Jornada de Cidadania e Empregabilidade?

O Universal nos Presídios (UNP) leva serviços de apoio a presídios femininos em São Paulo

Imagem de capa - O que é a Jornada de Cidadania e Empregabilidade?

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um movimento que tem como objetivo levar serviços de apoio aos reclusos de penitenciárias, para que eles tenham a oportunidade de reinserção na sociedade.

Recentemente, o grupo Universal nos Presídios (UNP) participou de um grande mutirão para a realização desse tipo de evento em quatro unidades prisionais situadas no interior do Estado de São Paulo.

Em Mogi-Guaçu, a ação ocorreu na Penitenciária Feminina da cidade e no Centro de Ressocialização Feminino, com a ajuda das voluntárias da Universal. Nesse evento, as internas receberam tratamento de beleza e de higiene e passaram por uma triagem médica.

Elas também puderam regularizar a documentação pessoal, o que lhes permitirá o ingresso no mercado de trabalho e nas atividades de cidadania. A ideia dessa ação foi fortalecer a autoestima das internas para que elas se sintam valorizadas. Para contribuir ainda mais com esse objetivo, a escritora Nanda Bezerra realizou uma palestra motivacional.

Em Sorocaba, a Penitenciária Dr. Antonio de Souza Neto recebeu doações de 400 kits com produtos de higiene pessoal, 400 Bíblias, 300 camisetas, além de pacotes de café. Participaram da ação cerca de 30 voluntários.

Já em Piracicaba, as internas do Centro de Ressocialização Feminino também puderam participar de uma tarde de beleza, com tratamentos estéticos, maquiagem e corte de cabelo, além de palestras sobre inserção no mercado de trabalho e capacitação profissional. As internas também contaram com ajuda para a emissão de documentos pessoais.

Esse mesmo tipo de iniciativa aconteceu na Penitenciária de Ribeirão Preto, onde, como nas demais cidades, foram realizadas palestras sobre empregabilidade e cidadania, triagens médicas e a emissão de documentos.

Para saber mais sobre o trabalho do UNP, acesse, nas redes sociais, a página oficial do bispo Eduardo Guilherme (www.facebook.com/bpeduardoguilherme), responsável pelo grupo em todo o País.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas