Sua fé está em crise?

Saiba o que fazer para manter o ânimo sempre em alta

Por Por Jeane Vidal / Foto: Thinkstock

Não é de hoje que se ouve falar muito sobre estresse. Ele já faz parte da vida das pessoas há muito tempo e é considerado um dos maiores vilões da vida moderna.

É o estresse provocado pela correria do dia a dia, do trânsito cada vez mais caótico, dos meios de transporte precários, da falta de educação das pessoas nas ruas, da pressão sofrida para cumprimento de prazos e tantos outros.

Sem dúvida o estresse físico e emocional requer atenção e cuidados para que não acabe gerando problemas de saúde sérios. Contudo, existe outro tipo de estresse ainda mais nocivo para o cristão: o estresse espiritual.

Tal esgotamento não tem nenhuma relação com o mencionado anteriormente, mas é de uma gravidade ainda maior, uma vez que o que está em jogo é a Salvação da Alma.

O que aconteceu com o profeta Elias, por exemplo, é um caso clássico de esgotamento espiritual descrito no Antigo Testamento.

A Bíblia fala de grandes feitos realizados por intermédio de Elias, mas o auge da história e da fé dele aconteceu no Monte Carmelo, quando desafiou os 450 profetas de Baal (1 Reis 18.19-40). Assim como Davi não se acovardou diante do tamanho do gigante Golias, tampouco Elias se acovardou diante dos profetas de Baal, que eram numerosos, mas Elias sabia que Quem estava com ele era infinitamente maior e mais poderoso. E o resultado dessa fé você pode ler lá no livro de 1 Reis, no capítulo 19.

Contudo, pouco tempo depois, a reação de Elias diante da ameaça de uma mulher foi totalmente contrária à fé que havia demonstrado pouco antes. Elias, amedrontado, fugiu e se escondeu numa caverna. Chegou, inclusive, a desejar a morte.

A fé de Elias estava em crise

Mas como isso é possível? Como alguém como Elias, que já havia experimentado do poder de Deus por diversas vezes, de repente, está esgotado espiritualmente?

A Bíblia não fala sobre o que pode ter abalado a fé do profeta, mas podemos presumir, com base nas Palavras do apóstolo Paulo: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6.9

Elias havia cansado de fazer o bem. Havia se esquecido de manter a comunhão com o Altíssimo. E, ao contrário do que muitos pensam, o que mantém a nossa fé em alta não são as nossas conquistas, mas a nossa intimidade com o Pai.

A exemplo de Elias, muitos cristãos têm ficado pelo meio do caminho, exaustos, esgotados espiritualmente, porque descuidaram da sua intimidade com Deus.

Um dos principais sintomas desse esgotamento é a falta de interesse pelas coisas de Deus. Ela não tem mais ânimo para buscar a Deus, para ir à igreja, e não consegue mais crer nas promessas do Senhor para a sua vida, e, assim como Elias, chega a desejar até mesmo a morte.

A única forma de não sermos vítimas dessa crise espiritual é não obedecermos aos nossos sentimentos. Não é sempre que a nossa fé estará em alta. Haverá dias em que o desânimo vai bater e não teremos nem sequer o desejo de falar com Deus. Mas é exatamente nesses momentos que temos de ignorar os sentimentos e ouvir a voz da fé.

Não espere sentir vontade para orar, ir ao culto, ler a Bíblia, faça o que é certo mesmo sem vontade. E se existe um pecado oculto, confesse-o e deixe-o, para que assim você possa trilhar o caminho de volta e se reconectar com Deus, pois Deus não desistiu de Elias e tampouco desistirá de você.

Se, após ler esse texto, você reconhece que sua fé está em crise, busque um renovo espiritual, participe todas as quartas-feiras da Noite da Salvação em uma Universal mais próxima de você. Veja aqui os endereços.

ler mais

Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sua fé está em crise?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games