Folha Universal implanta Realidade Aumentada

Publicação disponibilizará o novo recurso para interagir mais com o leitor

Imagem de capa - Folha Universal implanta Realidade Aumentada

Já ouviu falar em Realidade Aumentada ou simplesmente RA? Ainda não? Mas aposto que você já viu ou acessou algum conteúdo que tenha relação com essa tecnologia. Se você brincou com o Pokémon Go, jogo que há pouco tempo foi uma verdadeira febre entre os usuários de celular, e caçou bichinhos virtuais que apareciam na tela do telefone móvel como se estivessem no mundo real, então já conhece a RA. Esse é apenas um exemplo do que é possível fazer com a Realidade Aumentada.

Origem

Essa tecnologia teve origem após se perceber que as etiquetas eletrônicas, aquelas que você vê em produtos nos mercados ou lojas, não estavam mais armazenando todas as informações que precisariam ficar disponíveis quando se fizesse a leitura delas. A partir da identificação desse problema foram criados novos códigos que permitiram o armazenamento de muito mais conteúdo e que abriram possibilidades infinitas em relação à sua utilização em áreas diversas, como games, medicina, educação, esportes, projeção de objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, etc. Isso expandiu as fronteiras da interatividade e aproximou mídias que já conhecemos, como a TV, o rádio, a internet, o jornal e o celular, de quem as utiliza.

Novidade

De olho nessa nova tecnologia e buscando estar sempre à frente, a Folha Universal está implantando a Realidade Aumentada para buscar mais interatividade com o seu leitor. De acordo com Cleber Nascimento, de 51 anos, gestor administrativo do jornal e do portal universal.org, novas tecnologias estão surgindo o tempo todo e com elas vêm novas alternativas. “A RA é uma dessas novidades que nos possibilitam ampliar os horizontes. É uma ponta do iceberg, se pensarmos no que podemos fazer. O nosso objetivo é presentear o leitor com essa nova experiência para que ele também possa expandir seus horizontes de possibilidades ao estar com a Folha Universal. Talvez essa seja a maior e melhor razão: promover interação do estático com um vídeo, um áudio, uma apresentação em slide, enfim, o atual momento pede isso. O impresso ganha mais vida e as pessoas se sentem ainda mais interessadas por ele”, avalia.

Como funciona

Agora você deve estar pensando como ela vai funcionar, não é mesmo? Então vamos explicar: o jornal fechou uma parceria com a empresa Arte Applicativa, especializada nessa área, para implantá-la no veículo. Além das matérias que você lê na Folha Universal, poderá acessar outros conteúdos relacionados a elas que serão disponibilizados por meio de um aplicativo de celular.

Confira o vídeo abaixo para mais detalhes:

Workshop

Para entender como isso pode ser feito, os profissionais da Folha Universal participaram recentemente de um workshop com consultores da Arte Applicativa. Eles procuraram situá-los sobre o que é a Realidade Aumentada e quanto às opções dela para o jornal. “Embora seja uma novidade para muitos brasileiros, ela já é utilizada nos Estados Unidos, na Europa e no Japão há mais de 15 anos. É um recurso tecnológico que está mais próximo de nós do que imaginamos. Empresas como Sony, Google, Facebook, Apple e Samsung, só para citar algumas, inserem a RA no dia a dia das pessoas sem que elas percebam”, explica o consultor Denilson Saltoris, de 51 anos.

Como acessar?

Segundo ele, são necessários três componentes básicos para acessar o conteúdo: “primeiro, o gatilho, algum tipo de marca de referência que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual, para disparar o que foi produzido; segundo, a câmera do celular ou um dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real. Por último, o software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera. No caso do jornal, nós utilizamos o aplicativo Wikitude. Somente com ele o leitor poderá acessar esse conteúdo. Não adianta baixar outro aplicativo”, esclarece.

Em relação ao trabalho específico para a Folha Universal, Denilson detalha o que é possível fazer: “hoje já temos a possibilidade de trabalhar com 3D animado, 3D estático, qualquer trabalho feito em HTML, animações, quiz, reconhecimento facial e você pode colocar outros recursos associados que criam infinitas possibilidades. O leque é rico. Mais à frente vamos poder contar com geolocalização e trabalhar com o ambiente para reconhecer objetos”, conclui.

Para testar a Realidade Aumentada que está sendo implantada na Folha Universal, confira abaixo os passos que devem ser seguidos. Sempre que encontrar o ícone acima em uma página, saberá que ali há conteúdo em RA que você poderá acessar. Fique atento, pois nem todos os smartphones, em razão das limitações do aparelho, serão capazes de abrir essa nova tecnologia.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Fotos: Montagem sobre foto Fotolia e Demetrio Koch / Arte: Eder Santos