Eu luto ou esqueço?

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto

Imagem de capa - Eu luto ou esqueço?

Nesta semana, os professores Renato e Cristiane Cardoso, do A Escola do Amor Responde, dão dicas valiosas à aluna Fani. Ela tem um forte sentimento por uma pessoa que já mostrou, por diversas vezes, que não quer nada sério com ela. O que você faria no lugar dela?

Fani – Tenho 20 anos e há um ano tenho uma “amizade colorida” com um rapaz. Já havia declarado meu amor a ele, até que soube que ele estava em um relacionamento conturbado. Ao saber disso, fiz adormecer dentro de mim o sentimento que tinha por ele. Só que logo depois que ele terminou essa relação se aproximou novamente de mim. Começamos a conversar, a ficar mais próximos, mais íntimos, até que nos beijamos. A partir disso comecei a cobrar algo mais sério dele, mas, pelo fato de ele estar sempre indeciso, brigávamos muito. Atualmente, ele conheceu outra garota, mas ainda o amo. Só não sei se ainda luto por ele ou se o esqueço de vez, pois sinto que já o perdi. Se for para esquecê-lo, o que devo fazer?

Renato – A primeira coisa que você tem que fazer é deixar de dizer que o ama, não simplesmente como um exercício, mas porque esse amor não existe. Você não o ama, apenas sente algo por ele. Sente atração e gosta da ideia de estar ao lado de alguém que prestou atenção em você. Ele é uma paixão, um “crush”, ou chame como quiser, mas não de amor, porque amor não é isso. O amor não deixa você gostar de quem faz mal a você, mas é suficientemente inteligente para fazer você entender seus sentimentos e assim amar a si mesma em primeiro lugar. Então, a prioridade para mudar essa situação é tirar essa ideia de sua cabeça. Você não o ama, esse sentimento não faz bem para você e isso tudo vai passar. Ele não tinha resolvido o relacionamento anterior, mesmo assim entrou em uma relação com você e agora já está em outra. É obvio, a não ser que eu precise desenhar para você, que ele não está preparado para nenhum relacionamento.

Cristiane – Muitas pessoas acham que somente por “ficar” com alguém não há envolvimento entre o casal, mas é aí que se enganam. No seu caso, Fani, você ficou com ele, tinha uma “amizade colorida” e acabou tendo sentimentos por ele. Mas ele já não queria isso. Ele estava apenas ficando com você enquanto estava com a outra e quando ele terminou com a outra continuou ficando com você, mas sem nenhum relacionamento sério. Você falou que ficaram mais íntimos, mas isso é bem cômodo para um rapaz que acabou de sair de um relacionamento e tem alguém para conversar com ele e elogiá-lo. Você pensou que ele estava em um relacionamento com você quando, na verdade, ele estava usando você. O que eu quero dizer é o seguinte: quando você fica com uma pessoa que está com outras, você está se colocando em uma situação de risco. Você pode se apaixonar por uma pessoa que não quer nada com você e infelizmente pode ocorrer o que está acontecendo com você, Fani. Pare com isso, porque isso não lhe faz bem. Você precisa começar a fazer coisas boas para si mesma, a plantar boas sementes, porque só está colhendo sentimentos ruins, pois provavelmente se sente deprimida, vive triste e correndo atrás dele nas redes sociais, fica com raiva da namorada dele, com aquele sentimento de obsessão….

Renato – Fani, o que ele queria com você ele já conseguiu e, por isso, está em outra. Acorde e reconheça que você errou e use isso a seu favor, para não cair novamente no mesmo erro. Recomendo que leia o livro Namoro Blindado para aprender a se valorizar, como se cuidar e se portar como uma dama, para que o rapaz também a trate assim. E, para esquecê-lo, comece a cortar toda informação sobre ele. Você não deve mais ouvir músicas que façam você se lembrar dele, você não vai mais olhar as redes sociais dele, vai apagar o número dele, fotos e tudo que tiver dele do seu celular. Faça como os faraós faziam no passado: quando eles queriam eliminar alguma coisa da história, eles apagavam todo o histórico, todo e qualquer tipo de pergaminho, qualquer coisa a respeito daquele fato ou evento. Eles apagavam como se aquilo nunca tivesse acontecido. É isso que você tem que fazer: apagar tudo.

Cristiane – É assim que você vai esquecer dele, começar a aprender o que é certo e apagar tudo que tem relação com ele.

Renato – Pode parecer algo frio, mas quando você se desnutrir de todas as lembranças que tem desse rapaz, o sentimento vai acabar e você viverá em paz para começar uma nova história.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras no Templo de Salomão, Av Celso Garcia, 605, no Brás ou em Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia