Você sabe o que é uma Jornada de Cidadania e Empregabilidade?

Grupo Universal nos Presídios participa de mutirão de cidadania em unidades prisionais

Imagem de capa - Você sabe o que é uma Jornada de Cidadania e Empregabilidade?

Uma Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um movimento que tem como objetivo levar serviços de apoio aos reclusos de penitenciárias, para que eles tenham a oportunidade de reinserção na sociedade.

E, recentemente, o grupo Universal nos Presídios (UNP) participou de um grande mutirão para a realização desse tipo de evento em quatro unidades prisionais do interior do estado de São Paulo.

Em Mogi Guaçu, a ação ocorreu na Penitenciária Feminina da cidade e no Centro de Ressocialização Feminino com a ajuda das voluntárias da Universal (foto acima). Nesse evento, as internas receberam tratamento de beleza e de higiene, além de uma triagem médica. Elas também puderam regularizar a documentação pessoal, permitindo-lhes o ingresso no mercado de trabalho e nas atividades de cidadania. A ideia com essa ação foi ajudar na autoestima das internas para que elas se sentissem valorizadas. Para contribuir ainda mais com esse objetivo, a escritora Nanda Bezerra realizou uma palestra motivacional juntamente com elas (foto abaixo).

Em Sorocaba, a Penitenciária Dr. Antonio de Souza Neto recebeu doações de 400 kits de produtos de higiene pessoal, 400 Bíblias, 300 camisetas, além de pacotes de café. Na ação, participaram cerca de 30 voluntários do grupo UNP.

Já em Piracicaba, as internas do Centro de Ressocialização Feminino contaram também com uma tarde de beleza, com tratamentos estéticos, maquiagem e corte de cabelo, além de palestras sobre o ingresso no mercado de trabalho e a capacitação profissional. Assim como nas demais localidades, as internas contaram também com um auxílio para a emissão de documentos pessoais.

E a ação especial chegou também à Penitenciária de Ribeirão Preto, onde, igualmente às demais cidades, foram realizadas palestras sobre empregabilidade e cidadania, triagens médicas e a emissão de documentos.

Grupo UNP

Por todo o Brasil, o grupo Universal nos Presídios promove ações sociais no sistema prisional com o objetivo de resgatar as vidas que estão ali dentro e desejam uma segunda chance.

Para saber mais sobre esse projeto, acesse a página oficial no Facebook do bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo grupo em todo o País.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas