Conheça os 3 tipos de vento que o cristão enfrenta

Veja o que a Bíblia diz sobre isso

Imagem de capa - Conheça os 3 tipos de vento que o cristão enfrenta

A fé de uma pessoa é conhecida pelas reações que ela tem diante das dificuldades, diante das tempestades. Por exemplo, no livro de Mateus, capítulo 24, a Bíblia narra que uma grande tormenta atingiu o barco em que o Senhor Jesus estava com os discípulos, porém, Ele dormia enquanto os discípulos estavam com medo. Aqueles homens não sabiam ainda do poder de Jesus Cristo, por isso temiam.

No livro de Atos, o apóstolo Paulo conta uma situação muito parecida que aconteceu com ele. O interessante é que podemos extrair dessa história uma lição valiosa para a nossa vida. Confira abaixo os 3 tipos de vento que o cristão pode enfrentar:

1) Vento contrário: “Navegando vagarosamente muitos dias e tendo chegado com dificuldade defronte de Cnido, não nos sendo permitido prosseguir, por causa do vento contrário, navegamos sob a proteção de Creta, na altura de Salmona.” Atos 27.7

Há momentos em que os acontecimentos estão contra nós. É aí que entramos em conflito com a própria fé, dizendo acreditar em Deus e ter depositado nEle a nossa confiança, mas que tudo parece estar acontecendo ao contrário do que era para acontecer. Porém, é preciso se segurar com firmeza nessa fé, porque todos os que desistem diante dos problemas são “arrastados pelo vento”.

2) Vento tranquilo: “Soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta.” Atos 27.13

O vento tranquilo é uma falsa sensação de bem-estar. A confiança da pessoa permanece muito tranquila e em sua vida tudo está calmo. Ela não se esforça mais para estar na presença de Deus. Porém, isso apenas reflete uma acomodação, porque se as ondas são bravas, nós obrigatoriamente temos de fazer algo para sobreviver à situação. A pessoa que não se acomoda, deseja de todas as formas se aproximar do Senhor.

3) Tufão: “Entretanto, não muito depois, desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento, chamado Euroaquilão; e, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar.” Atos 27.14,15

Quando uma pessoa enfrenta uma grande dificuldade e usa de todos os meios para superá-la mas não obtém sucesso, surge a consciência de que apenas o Senhor Jesus pode promover a vitória. É quando o tufão está passando na vida de uma pessoa que ela percebe a necessidade da presença de Deus. As maiores experiências espirituais acontecem quando a pessoa se rende à vontade dEle. E ainda que o problema aparente não ter mais solução, Deus intervém e promove a transformação de vida.

Por isso, não deixe de participar dos encontros na Universal. Veja o endereço mais próximo de sua casa aqui. Mantenha a sua fé em alta, para que assim Deus possa promover as bênçãos dEle em sua vida.

Se você deseja conversar com bispos e pastores da Universal, acesse agora mesmo o Pastor Online. Você receberá um atendimento e uma orientação espiritual.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: pcwallart