Universal está no presídio mais temido do Chile

País tem 111 mil detidos distribuídos em 138 unidades carcerárias. Saiba mais

Imagem de capa - Universal está no presídio mais temido do Chile

No último dia 11 de setembro, os voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) – programa de apoio aos encarcerados e familiares -, passaram a realizar ações de evangelismo dentro do presídio mais temido do Chile, o Colina II, que fica a uma hora de Santiago, capital do país.

O trabalho oferecido aos familiares dos detentos já era realizado há quatro anos, às portas dos presídios no País, que conta com mais de 111 mil presos, distribuídos em 138 unidades.

“Conseguir entrar neste local, levar a Palavra de Deus e ajudar na ressocialização desses homens representam grandes vitórias”, explica o pastor Jorge Soto, responsável pelo programa conhecido no Chile como Universal Evangelización Carcelaria (UEC).

“Vamos começar nosso trabalho em um pavilhão com 200 homens. Pretendemos atingir os 15 pavilhões do local”, destaca.

O fato de ser o presídio mais perigoso não intimida a equipe. Recentemente, esses voluntários já estavam a postos para atender os familiares de detentos de outra unidade, a de Santiago I, na capital. Como sempre, uma vez por semana, é oferecido uma palavra de fé, além de café da manhã reforçado, doações de roupas, livros, jornais, Bíblias, cestas básicas e apoio na área jurídica aos familiares.

O programa social que a Universal realiza

Criado há mais de 30 anos no Brasil, com o objetivo de ressocializar os detentos, o grupo Universal nos Presídios atua em todos os estados brasileiros e já chegou a 52 países. Além do trabalho evangelístico, são desenvolvidas ações sócio-educativas de apoio, de saúde, oficinas de arte, atividades esportivas e sessões de cinema.

Para o bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo trabalho desenvolvido pelo grupo, a expansão do programa social é de extrema importância.

“A verdadeira ressocialização só acontece quando a Palavra de Deus chega. E nós, juntamente com esse apoio espiritual desenvolvemos uma ajuda humanitária onde atuamos na doação de kits, cobertores, e com toda a assistência que o governo não consegue alcançar. Assim conseguimos transformar a vida de cada um deles”, destacou.

Quer saber mais a respeito das ações do grupo pelo Brasil e em outras partes do mundo? Acesse e curta a página oficial no Facebook do coordenador geral, bispo Eduardo Guilherme. Para outras informações, procure a Universal mais perto da sua casa, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas