“Os personagens bíblicos sempre nos dão uma lição de fé”

O ator Rafael Almeida fala sobre fé e seu personagem na novela O Rico e Lázaro, em entrevista exclusiva à Folha Universal

Imagem de capa - “Os personagens bíblicos sempre nos dão uma lição de fé”

A novela O Rico e Lázaro tem prendido a atenção do telespectador ao relatar os textos descritos nas escrituras sagradas e ao mesmo tempo mostrar por meio dos personagens histórias de força, fé e superação.

A trama também conta com personagens babilônicos, que têm fé em deuses e crenças pagãs. Tais personagens revelam o outro lado que possuem e nos leva a discutir sobre uma possível conversão ao Deus de Israel ao longo
da novela.

É o que vai acontecer com o sensível e sonhador Hurzabum, papel interpretado pelo ator Rafael Almeida (foto acima). Jovem de origem babilônica, ele cresceu em um lar destruído pelo vício.

Sua mãe, Shag-Shag, papel interpretado pela atriz Cassia Linhares, sofre há algum tempo com o alcoolismo. Hurzabum, que precisou amadurecer rápido, busca o consolo na música, para suportar os dramas da vida e as loucuras da mãe. Por inúmeras vezes tocava sua flauta para conseguir alguns trocados e sobreviver.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Rafael conta como foi receber esse convite para viver o personagem. “O convite veio em um ótimo momento. Os diretores conheceram meu trabalho e acreditaram que poderia ser uma combinação bacana, e aqui estou”, conta Rafael.

Para o ator, que vive seu primeiro personagem bíblico, o envolvimento de Hurzabum com a música é o que mais lhe chama atenção. “Para mim essa ligação é muito importante. Ele, assim como eu, sabe como a música muda o dia de uma pessoa, como faz a diferença”, comenta.

Questionado sobre a história do Rico e o mendigo Lázaro, relatada na Bíblia, em Lucas 16.19-31, ele afirma: “Eu já a conhecia e mesmo assim estudei bastante para dar vida ao meu personagem. A cada dia aprendo algo novo para compô-lo da melhor forma”.

O ator e o personagem

Rafael tem uma família muito presente e cresceu em um lar bem diferente de onde vive seu personagem. “Hurzabum vive em um ambiente de maus costumes. Eu dei a sorte de viver em um ambiente de ótimos costumes com a minha família, além de ter uma mãe que sempre me apoiou muito.”

Para viver a essência de Hurzabum, foi preciso mergulhar no oposto, mas na questão musical Rafael diz ter muita semelhança com o personagem. “A arte imita a vida – essa frase não poderia ser mais verdadeira neste momento. Nós dois somos movidos e totalmente ligados à música e ao prazer que ela pode passar”, comenta Rafael que também é cantor.

Sobre as novelas bíblicas, ele enfatiza que a Record TV tem desenvolvido muito bem as tramas. “É bonito ver como atingimos o público com as mensagens passadas na novela”, finaliza.

Além de atingir o público, Rafael comenta sobre as influências dos personagens na vida de um ator. “Aprendemos muito com os papéis que vivemos. Os personagens bíblicos sempre nos dão uma lição de fé e isso é muito importante. Fui criado em uma família muito religiosa. então isso é como um reencontro com os valores que aprendi mais cedo. Hoje, eu tenho mais afeto a Deus e aos ensinamentos que nos passam do que uma religião específica.

A fé no Deus de Israel

Mesmo sendo babilônico, Hurzabum acaba despertando interesse pela fé no Deus de Israel, ao se apaixonar pela jovem Rebeca, interpretada pela atriz Bruna Pazinato.

Rebeca adora cantar e dançar e tem em Deus a sua base e alicerce. Inicialmente desdenha do interesse de Hurzabum por ela, mas a paixão pela música os aproximará. Por meio desse amor sincero ele conhecerá a fé em Deus e finalmente terá contato com algo mais poderoso do que sua música.

A novela O Rico e Lázaro vai ao ar de segunda a sexta-feira às 20h45 na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Munir Chatack