Médica é a afastada por caçoar de paciente

Leia essa história e avalie se a humildade ensinada pelo Senhor Jesus está presente em seu dia a dia

Imagem de capa - Médica é a afastada por caçoar de paciente

Uma senhora de 65 anos de idade passou mal na tarde do dia 30 de maio e procurou atendimento no pronto-socorro do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, na Praia Grande (SP), onde mora.

Conforme ela declarou à imprensa, a médica responsável pelo atendimento “mal olhou em sua cara”, o que costuma ser reclamação constante entre os pacientes da rede pública de saúde. Não foi essa falta de atenção, porém, que virou notícia nas últimas semanas. Ao contrário, foi a atenção demasiada dada ao nome da paciente.

Claudia Regina Zanella, a médica responsável pelo atendimento, postou a seguinte imagem em suas redes sociais:

Nos comentários, a médica ainda escreveu: “Pensei em vomita” (sic). A imagem viralizou e recebeu muitas críticas nas redes sociais. Quando a família de Valmita, a paciente, soube do ocorrido, procurou um advogado para que a médica fosse responsabilizada por sua atitude.

Claudia foi afastada do trabalho no hospital e o caso será investigado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que pode punir a médica. Além disso, a família de Valmita entrou com uma ação na Justiça cobrando indenização pelos danos morais causados à família da aposentada.

Humildade em falta

A médica da Praia Grande se comportou erroneamente ao debochar da paciente atendida. No entanto, ela não é a primeira – e, infelizmente, não será a última – a se sentir superior aos demais devido à posição que ocupa. Quantas pessoas menosprezam as outras, jugando-se superiores por terem uma situação financeira melhor, mais estudos ou uma profissão mais bem vista pela sociedade?

Em seu blog, o bispo Edir Macedo lembra os leitores de que é sempre muito importante pensar antes de agir, para “manter os pés no chão” e não destratar as pessoas ao redor:

“Cada um de nós precisa, diariamente, fazer uma reflexão sobre as nossas atitudes – no que diz respeito ao nosso relacionamento com as pessoas que nos cercam, em casa, no trabalho, na escola, na igreja, enfim, nos lugares que frequentamos, independentemente de nossa posição social ou nossa posição dentro da igreja – para vermos se estamos exercendo o verdadeiro cristianismo, pois é muito comum observarmos isso no início da conversão, mas a prática do cristianismo jamais se afasta daqueles que nasceram de Deus”.

De acordo com o bispo, o verdadeiro cristianismo se afasta dessas demonstrações de orgulho e superioridade, presando pela humildade e pela mansidão, conforme está escrito na Bíblia:

“Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.” Romanos 12.16

O bispo explica que “Deus não é contra a sabedoria e instrução dos sábios e instruídos. Mas, sim, contra a arrogância, orgulho e sentimento de superioridade que muitos têm carregado”. O que aconteceu com Valmita Dias e acontece diariamente com muitas outras pessoas comprova que o homem, em vez de cumprir os ensinamentos da Bíblia, age baseado em suas próprias convicções.

A humildade, porém, “é a base do caráter de Deus e daqueles que nasceram dEle. Já o orgulho é a base do caráter do diabo e daqueles que nasceram da carne. Observe que o orgulho nasceu antes que houvesse mundo, pois ele nasceu no céu e conseguiu corromper Lúcifer e a terça parte dos anjos do céu, transformando-os em demônios. Já a humildade foi o primeiro ensinamento que o Senhor Jesus se preocupou em dar a Seus discípulos e ao povo, quando iniciou o Seu ministério terreno: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.” Mateus 5.5

É necessário, portanto, tratar todas as pessoas de forma honrosa, nunca se sentindo superior aos demais. Essa é a única maneira de agradar a Deus, cumprindo Sua Palavra.

“Quem quiser chegar-se ao Senhor Deus tem de usar humildade e fé. Do contrário, nada feito. Nenhum orgulhoso, arrogante, prepotente, autoritário, opressor ou tirano tem vez diante do Todo-Poderoso”, conclui o bispo Edir Macedo.

Clique aqui e leia o ensinamento completo do bispo Edir Macedo. Depois, reflita sobre o seu próprio comportamento no dia a dia. Você tem preservado a humildade ensinada pelo Senhor Jesus?

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Reprodução Facebook @radio105fmpirajui