Argentina: conheça a trajetória da Universal no país

Atualmente, a Igreja possui mais de 260 templos em terras portenhas

Imagem de capa - Argentina: conheça a trajetória da Universal no país

Em sua biografia “Nada a Perder 3 – Do coreto ao Templo de Salomão: a fé que transforma” (lançada em 2014), o bispo Edir Macedo, líder e fundador da Universal, reflete: “Há 37 anos, quando reuníamos meia dúzia de homens e mulheres no velho Coreto, no subúrbio do Rio de Janeiro, ninguém poderia acreditar nas fronteiras que seriam rompidas pelo crescimento avassalador desta obra evangelística. O que não existia passou a existir pela fé sincera demonstrada em nossos momentos particulares vividos com Deus.”

Por meio dessa fé, a Universal, nos dias de hoje, está presente até mesmo nos lugares mais longínquos dos cinco continentes do Planeta e, com persistência e dedicação, tem espalhado a Palavra de Deus entre as pessoas.

A Universal na Argentina

No ano de 1989, essa maravilhosa obra chegou à Argentina, na América do Sul. O contexto do país não favorecia o sucesso desse empreendimento, pois havia um enorme caos social e de hiperinflação. Mas, da província de Córdoba (a quase 700 quilômetros da capital, Buenos Aires), a mensagem se espalhou para toda a Argentina. E, em 1995, ocorreu a inauguração da primeira sede, localizada na Avenida Rivadavia, nº 7.258, no bairro de Flores, em Buenos Aires. A reunião inaugural foi realizada pelo bispo Marcus Vinicius.

Porém, a Universal ganhou uma nova sede em julho de 1996, em um dos cinemas localizados no Centro de Buenos Aires. A inauguração foi conduzida pelo bispo Djalma Bezerra, que coordena os trabalhos evangelísticos da Universal na Argentina também nos dias de hoje.

A inauguração foi destaque da Folha Universal, na edição nº 227: “O poder de Deus tem se manifestado de forma grandiosa na nova sede da IURD na Argentina. Com capacidade para mais de 3 mil pessoas, o novo templo tem estado lotado e os milagres decorrentes da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo são muitos. ‘Os olhos do Senhor passam por toda a Terra. Existem coisas que podemos esconder dos homens, porém é impossível esconder de Deus, que conhece todos os corações. Essa porta estará sempre aberta para os que sofrem, os desesperados sem expectativas de terem seus problemas resolvidos e que precisam de um milagre, Jesus é o caminho a verdade e a vida’ — disse o bispo Djalma durante o culto de inauguração da nova sede. Responsável pelo trabalho da IURD na Argentina, o bispo fez ainda uma oração por aqueles que procuravam por um milagre em suas vidas.”

A primeira Catedral

Apesar de alguns momentos de incompreensão da mídia e de algumas questões políticas do país sul-americano, o trabalho evangelístico da Universal cresceu grandiosamente, até a inauguração, pelo bispo Paulo Roberto Guimarães, da primeira catedral na Argentina, com capacidade para 2,5 mil pessoas, na província de Mendoza (foto acima). O templo sempre ficava lotado.

Mas a conquista não parou por aí, e uma catedral ainda maior, no bairro de Almagro, em Buenos Aires, foi inaugurada em 11 de abril de 2004 (na foto ao lado o bispo Edir Macedo durante a inauguração). Retratando esse momento importante, a edição nº 631 da Folha Universal publicou: “A recente reunião de inauguração teve a presença do conferencista bispo Edir Macedo, teólogo e fundador da IURD. Além dele, estiveram presentes os conferencistas Romualdo Panceiro, Djalma Bezerra e o bispo Guillermo. As pessoas — por volta de 4 mil — começaram a chegar ao local bem cedo. Todos estavam dispostos a ter um encontro com o Criador e receber dEle uma nova vida, pois, assim como o Senhor Jesus ressuscitou, foi determinado na reunião que a vida dos presentes também ressuscitaria.”

A partir daí inúmeras igrejas foram estabelecidas em território argentino. Em setembro de 2005, foi inaugurada uma catedral na Patagônia, com capacidade para 1,2 mil pessoas. Em 2006, a catedral da cidade de Lomas de Zamora também abriu as suas portas.

“Dia D” e “Dia M”

A grande concentração da Universal denominada “Dia D”, ocorrida em diversos países, também aconteceu na Argentina. O estádio Racing Club de Avellaneda (foto ao lado), em Buenos Aires, ficou apertado para as mais de 130 mil pessoas que se reuniram ali para buscar a presença de Deus. O evento especial ocorreu em 25 de julho de 2010 e foi conduzido pelo bispo Romualdo Panceiro, que atualmente coordena o trabalho evangelístico da Igreja no continente europeu.

Outro grande evento, o “Dia M”, aconteceu em 19 de abril de 2014, no estádio de Huracán, em Buenos Aires (foto abaixo). A concentração reuniu mulheres e homens em favor da valorização da figura feminina na sociedade.

As inaugurações de catedrais continuaram marcando os anos seguintes: em 2011, na cidade de Morón, com capacidade para mil pessoas, e em Tucumán, com capacidade para 1,5 mil pessoas; no ano seguinte foi a vez de Salta; em 2015, ocorreu a inauguração da catedral de Santiago del Estero.

Atualmente, a Universal possui 266 igrejas espalhadas pela Argentina e há expectativa ainda de uma ampliação desse número. Juntamente com os encontros diários, há as atividades sociais desempenhadas pelos grupos de voluntários, entre eles, o Força Jovem Argentina, que trabalha para resgatar jovens de sofrimentos e desilusões; a Escola Bíblica Infantojuvenil (EBI), que incentiva a educação espiritual entre as crianças, promovendo auxílio emocional para elas contra os problemas familiares; o grupo de Evangelização, que atua nas ruas das cidades levando a Palavra de Deus aos sofridos; e o Godllywood, que promove a valorização da figura feminina na sociedade por meio das orientações de Deus para as mulheres; o projeto IntelliMen, que faz o mesmo com os homens; e o grupo Calebe, que se dedica às pessoas da terceira idade, oferecendo a elas cuidados e atividades específicas.

Ao longo desses anos, todo o esforço de bispos, pastores e voluntários para que esse trabalho acontecesse teve como objetivo levar às pessoas o conhecimento sobre a Palavra de Deus e a Salvação no Senhor Jesus.

Para conhecer os endereços da Universal na Argentina, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock, Reprodução