Cantora Rihanna é chamada de gorda por jornalista

O que aconteceu com ela se repete todos os dias com milhões de pessoas, no mundo inteiro. Saiba qual beleza realmente importa

Imagem de capa - Cantora Rihanna é chamada de gorda por jornalista

O verão nos Estados Unidos está chegando e, para o jornalista esportivo Chris Spagnuolo, a maior preocupação que os homens deveriam ter é com o peso da cantora Rihanna. Se você achou que não há lógica nesse raciocínio, saiba que milhares de outras pessoas concordam.

Acontece que, no último dia 30, Spags (como é conhecido) publicou no blog Bartstool Sports uma coluna dedicada não a um evento esportivo, mas sim a uma foto em que a cantora porto-riquenha aparece caminhando pela cidade de Nova York (imagem acima). A imagem foi feita por alguém que passava na rua e chamou atenção do jornalista porque, de acordo com ele, na foto é possível ver Rihanna “chegando aos 81 quilos, e isso é difícil de engolir”.

De acordo com o artigo publicado por Spags, Rihanna é um “padrão de beleza” seguido por muitas mulheres, ela “dita a moda. “Isso significa que é hora de se preocupar se você não é um homem que gosta de mulheres acima do peso”, destacou ele.

Em tom de “piada”, o blogueiro escreveu que, logo, as garotas mais atraentes se parecerão com o Wall-E, aquele robozinho da animação da Pixar: “Um mundo de moças parecendo com o um balão dirigível vestindo maiôs pode estar no horizonte, agora que Rihanna está passeando por aí parecendo estar vestida em um terno de sumô.”

Pensamento generalizado

O artigo de Spags gerou muitas críticas na internet e causou a sua exclusão do blog. Infelizmente, porém, o pensamento transmitido pelo jornalista não é exclusivo dele. Como nos lembra a escritora Cristiane Cardoso, a nossa sociedade não quer nos deixar enxergar a verdadeira beleza. “Pelo contrário, ela quer impor, ditar, e obrigar a mulher (e o homem também) a se limitar a um tipo de beleza com um só formato, que só se vê com os olhos, e precisa ter um certo nome e estar na moda. Quando alguém não vive essa beleza, ela é diminuída, descartada.”

O que aconteceu com Rihanna ficou famoso pela posição da moça enquanto artista, mas acontece todos os dias com milhões de pessoas no mundo inteiro. Esse pensamento sobre beleza precisa mudar.

Em podcast, Cristiane afirma que a beleza de hoje em dia não é a beleza original. “As pessoas associam a beleza com algo exterior, com algo que se vê com os olhos.” Para ela, a verdade é que isso não é beleza. “Você ter um corpo lindo, você ter uma pele linda, você ter um cabelo lindo. Isso não é beleza. Porque se a gente for associar beleza à aparência das pessoas, então, a beleza seria muito injusta. E também a beleza seria temporária, porque as pessoas vão envelhecendo, as pessoas vão engordando, as pessoas mudam. A aparência não fica para sempre.”

Cristiane ensina que a verdadeira beleza, aquela que deve obter a preocupação das pessoas, é a interior, por ser duradoura. Já a beleza física merece atenção, mas nunca prioridade na vida de qualquer pessoa. Julgar os outros por sua aparência seria, na opinião de Cristiane, uma atitude preconceituosa e enganadora, que prejudica não apenas o alvo das críticas, mas também, e principalmente, os próprios críticos.

“Enquanto as pessoas investirem na beleza exterior elas estarão frustradas, elas pensarão em suicídio, elas estarão sempre decepcionadas com o mundo e com as pessoas, mas o problema real dela não são as pessoas, não é o mundo. O problema está nela. Ela precisa começar a investir na beleza que realmente faz a diferença”, conclui Cristiane.

Você pode ouvir o programa da escritora na íntegra clicando aqui. Depois, compartilhe a sua opinião sobre o assunto em nossos comentários.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Reprodução Instagram @badgalriri e Twitter @ChrisSpags