Universal nos Estados Unidos: o início da expansão pelo mundo

A Igreja está no país há mais de 30 anos e hoje tem mais de 250 templos em solo norte-americano. Saiba mais

Imagem de capa - Universal nos Estados Unidos: o início da expansão pelo mundo

Nova York, nos Estados Unidos, foi a cidade escolhida pelo bispo Edir Macedo, em 1986, para ser a primeira a abrigar um templo da Universal fora do Brasil. A primeira igreja lá foi inaugurada em Baixo Manhattan, na parte sul da ilha. Inicialmente, os encontros eram realizados apenas em inglês, mas depois passaram a ser feitos também em espanhol e português.

Logo depois, a Igreja chegou a outros distritos da famosa Big Apple, como o Brooklyn (foto acima), por exemplo, e de lá se expandiu por todo o país. Hoje já são aproximadamente 250 igrejas e milhares de fiéis e voluntários nos Estados Unidos. Assim como no Brasil, a Igreja lá também desenvolve um importante trabalho social, com grupos que atendem a presidiários, enfermos, jovens, idosos, moradores de rua e a população de uma forma geral.

Novas igrejas

Um dos responsáveis pelo trabalho da Universal nos Estados Unidos hoje é o bispo Ubirajara Fonseca, o bispo Bira, que chegou aos Estados Unidos em 2008. Ele conta que nesses anos tem reunido diariamente toda a força com os bispos, pastores e esposas que estão no país para ganhar o maior número de almas possível para o Reino de Deus.

“Nos últimos 9 anos, muitas igrejas têm sido abertas (com reuniões) na língua inglesa em Nova York e em outras regiões que ainda não tinham a Universal, a exemplo de Nova Jersey, Connecticut, Boston, Carolina do Norte, cidade de Baltimore, Detroit, Chicago e Nova Orleans. Deus tem abençoado o nosso trabalho. Centenas de pessoas têm chegado semanalmente por meio da evangelização nas ruas, nos programas de televisão, trabalho nos presídios e com as famílias de presidiários, orações e visitas em hospitais, núcleos de oração, trabalho incessante com jovens e, o principal, os membros da Igreja sendo abençoados e trazendo pessoas de suas respectivas famílias e amigos”, relata.

Um dos grupos da Igreja que se destacam no país é o Calebe, que foi criado pelo próprio bispo Macedo nos Estados Unidos, no Texas, em 2012, demonstrando um cuidado especial com os idosos que frequentavam a Universal lá. O Calebe se expandiu e atualmente está presente em mais de 20 países, incluindo Brasil, Argentina, Itália, Portugal, Japão e África do Sul.

“Obrigada Universal por esses 40 anos”

Em 1986, quando a Universal chegava aos Estados Unidos, a história de uma mulher também começava a mudar. Joyce Clarke Everett (foto acima, ao lado do bispo Bira), natural de Trinidad & Tobago (uma das ilhas do Caribe) e naturalizada norte-americana, enfrentava muitas dificuldades em sua vida pessoal. Na época com 55 anos, ela havia sido diagnosticada com câncer, estava depressiva e não conseguia dormir. Sofria também com o vício do filho em drogas e com a filha doente. Joyce chegou a pensar em suicídio.

Em uma das várias madrugadas que passava sem dormir, muito ansiosa e estressada, ela assistia à televisão quando, ao ouvir as palavras de um pastor durante um programa da Universal, percebeu que havia solução para os seus problemas. “Foi na Universal que eu aprendi a usar a minha fé. Eu ouvi que a mulher sábia edifica a sua casa e decidi ter essa sabedoria. Coloquei em prática tudo que o bispo Edir Macedo falava nas reuniões, bem no início do trabalho de evangelização aqui em Nova York.”

Joyce está na Universal há 30 anos e há 29 é obreira. “Eu tenho paz, fui curada e a minha filha também. O meu filho está liberto das drogas e é obreiro. Eu e a minha casa servimos ao Senhor. Hoje, com os meus 85 anos, quero viver mais e servir ao Deus que me salvou. O que seria de mim e da minha família se não fosse o trabalho da Universal e o sacrifício do bispo Macedo em deixar tudo em sua terra natal e vir para Nova York? Obrigada Universal por esses 40 anos.”

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais.

E continue acompanhando as reportagens especiais produzidas pelo Universal.org sobre os 40 anos da Igreja Universal. Não perca.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Arquivo e Cedidas