O mito do par perfeito

Muitos continuam solteiros e outros infelizes em seu casamento por crerem neste conceito equivocado

Imagem de capa - O mito do par perfeito

A causa de muitas pessoas sofrerem no amor é a crença em diversos mitos. Um deles é a ideia de que existe a “pessoa certa” para namorar e se casar. Essa visão errada gera comportamentos errados. Acreditar que só existe uma pessoa no mundo capaz de fazer você feliz pode estagnar sua vida amorosa e até influenciá-lo a fazer uma má escolha.

Nos séculos passados, a escolha do parceiro tinha total interferência da família. Entretanto, em alguns países, esse costume permanece vivo até hoje. A aprovação dos pais ou amigos é positiva, porém isso não basta. Se envolver com alguém que conhecemos pouco pode gerar decepção e uma série de problemas conjugais.

Por isso, em vez de acreditar em alma gêmea, a atitude que mais influencia o futuro de um relacionamento é conhecer bem o pretendente. Imagine dizer “sim” no altar e depois se dar conta que aquela pessoa não é para você.

Esse mito é destacado pelos escritores Renato e Cristiane Cardoso, pois é um dos que estão enraizados na nossa cultura e se manifesta, por exemplo, por meio de músicas, filmes e novelas. “Essa ideia de cara-metade não é plausível nem matematicamente, nem logicamente, nem espiritualmente”, escreveu Renato no livro Namoro Blindado.

“A verdade é que nós somos responsáveis por nossas escolhas. Deus nos dá inteligência para identificar quem é adequado e quem não é para um relacionamento amoroso. E institui regras que regem um relacionamento feliz”, completa o autor.

De acordo com ele, o segredo para um casamento bem-sucedido “não é achar a pessoa certa, mas fazer as coisas certas. Faça o que é certo para achar uma pessoa adequada para você”. Porém, essa escolha é uma responsabilidade totalmente sua, então, é essencial ter cautela e ficar atento aos detalhes que fazem a diferença. Confira abaixo outras dicas, baseadas no livro Namoro Blindado, de como encontrar a pessoa ideal.

– Uma das características mais importantes que você deve procurar em alguém para se casar é a flexibilidade da pessoa na convivência e também a inteligência de saber apreciar diferentes pontos de vista.

– Não existe parceiro perfeito. O que existe são pessoas reais, com qualidades e defeitos aos quais você tem que aprender a se adaptar.

– Não importa se você gosta muito da pessoa ou se a acha bonita. O mais importante é pensar: ela serve para você? E você, serve para ela? Certas coisas no relacionamento são passageiras e não sustentam o amor. O que fica realmente são aquelas coisas que nosso parceiro nos proporciona, como paz, atenção, compreensão, apoio, cuidado e respeito.

– A pessoa adequada a você nunca, intencionalmente, o ferirá nem tentará torná-lo alguém que você não é.

– Outra palavra que qualifica uma pessoa para ser uma boa companhia para o resto da vida é “auxiliadora”. Não basta ser adequada para você, tem de lhe ser útil também. Isto é, contribuir para que você alcance seus objetivos e seja uma pessoa melhor.

– Foque em também se tornar uma pessoa adequada e adquirir um caráter de um auxiliador. Sem essas duas qualidades, nenhuma quantidade de sentimento afetivo será suficiente para manter a relação.

– Casamento feliz é possível sim, e muito bom, mas dá trabalho. Não é fruto do acaso. Não é automático. Não é consequência da sorte, nem de cupido, nem de achar a pessoa certa ou só crer em Deus.

Com base no livro Namoro Blindado

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Vieira / Foto: Fotolia