Encontro reúne centenas de ex-detentos em São Paulo

Movimento foi organizado pelo grupo Universal nos Presídios. Veja como foi

Imagem de capa - Encontro reúne centenas de ex-detentos em São Paulo

No último dia 27 de novembro, o grupo Universal nos Presídios (UNP) reuniu, em São Paulo, mais de 500 ex-presidiários, vindos de diversas localidades do estado. Homens e mulheres que um dia ouviram, dentro do cárcere, a Palavra que liberta, levada até eles pelos voluntários do UNP, e aceitaram mudar de vida.

O encontro especial, que foi comandado pelo bispo Afonso Silva, responsável pelo UNP em todo o Brasil, ocorreu na Universal do Jaraguá, na zona noroeste da capital paulista.

A mensagem passada pelo bispo teve como objetivo abrir a visão de todos os presentes no que diz respeito a desfrutar de uma vida com qualidade na presença de Deus.

“Muitos dos que estão aqui movimentaram milhões (de reais) no crime. Andavam de carro zero, comiam o melhor, vestiam o melhor. Mas, após se converterem a Deus, estão aceitando uma condição de vida que não condiz com a sua fé e crença, afinal, o Deus que eles servem hoje é infinitamente maior do que o deus que serviam no passado. Não podemos aceitar essa condição, o seu testemunho precisa ir além da cadeia: ontem preso, hoje livre; ontem doente, hoje curado. Você não pode aceitar viver assim. É preciso se revoltar contra essa situação, pois o Deus que lhe tirou dos vícios é o mesmo que lhe prospera; o Deus que lhe tirou da cadeia vivo é o que tem poder para lhe colocar entre os grandes deste mundo e lhe dar uma vida nova no porvir”, destacou o bispo.

E ele ainda acrescentou: “Nós não lutamos para que vocês apenas saiam da cadeia; lutamos, trabalhamos, nos esforçamos para que a sua vida mude por completo, a fim de que tenham a Salvação em primeiro lugar, depois a família, a prosperidade, a saúde, enfim, que tudo vá bem aqui fora.”

Vida transformada

Um bom exemplo disso é o do ex-presidiário Fernando Teodoro da Costa, de 28 anos (foto abaixo, com a esposa, Laiane), que aos 23 se envolveu na criminalidade e foi preso em João Pessoa, na Paraíba.

Na prisão, passou por momentos difíceis, vivenciou três rebeliões e teve que dormir em uma cama com restos de pele queimada, além de outras situações vividas ao longo de 1 ano e 8 meses, tempo em que ficou recluso.

Fernando conta que acreditava não haver mais esperança para ele, mas um dia se deparou com voluntários da Universal evangelizando os detentos no presídio em que estava e tudo mudou.

“Fui surpreendido por um pastor que me falou sobre o arrependimento. Na ocasião, recebi o livro ‘Jejum de Daniel’, do bispo Edir Macedo, li e acabei decidindo me entregar a Jesus. E ali mesmo, no presídio, fui batizado nas águas; como não tinha um batistério, o batismo aconteceu com um copo de água. Foi a melhor decisão que tomei, pois, a partir daquele momento, a minha vida nunca mais foi a mesma”, afirma.

Ainda no cárcere, Fernando lembra que começou a ensinar o que havia aprendido e levou muitos companheiros de cela a aceitarem a mesma fé. Tempos depois, obteve a liberdade.

Já aqui fora, o ex-presidiário reconstruiu a vida em todos os sentidos. Hoje é um obreiro voluntário da Universal e, ao lado da esposa, faz parte do grupo UNP da Paraíba, evangelizando no mesmo presídio em que esteve no passado, levando a todos os reeducandos a sua história de perseverança e superação. Financeiramente é bem-sucedido e leva uma vida de sucesso.

Quer saber mais a respeito do trabalho da Universal nos Presídios? Acesse o blog oficial do grupo clicando aqui. Curta também o Facebook e se informe de tudo o que acontece com o grupo em todo o País.

(*) Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP)

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Mídia UNP-SP e PB