Quando a palavra traz apoio e conforto

Conheça o Projeto Consolador, que atua em cemitérios de todo o Brasil

Imagem de capa - Quando a palavra traz apoio e conforto

A perda de um familiar é uma das coisas mais difíceis que alguém pode enfrentar. Nesse momento, compreensão e carinho são atitudes que confortam e acolhem.

Há um ano, voluntários da Universal oferecem esse apoio por meio do Projeto Consolador, que faz parte do grupo da Evangelização e atua em cemitérios por todo o Brasil. Como o próprio nome diz, o trabalho do grupo é consolar quem perdeu um familiar ou amigo. As visitas acontecem semanalmente em cemitérios de todo o Brasil.

O contador João Roberto Mancini, de 29 anos, é membro da Universal há quase dois anos. Ele foi diagnosticado com depressão e bipolaridade, ficou internado em clínicas psiquiátricas, chegou a tomar 20 tipos de antidepressivos e a pesar 105 quilos por causa da perda de um ente querido.

Hoje, voluntário do Projeto Consolador, em São Paulo, João reconhece a eficiência do grupo. “Ir ao cemitério ajudar as pessoas é lidar com os sentimentos delas. Sei de onde eu vim e o que passei. Hoje posso ajudar muito mais, porque sei o que as pessoas passam. Muitos têm sido salvos por meio de nosso trabalho”, afirma.

Com 7 mil voluntários espalhados pelo País, o projeto já visitou mais de 6 mil cemitérios e atendeu mais de 174 mil pessoas. Para o bispo Alessandro Paschoall, responsável pela Evangelização no País, essas visitas servem de alerta para todos. “A maioria das pessoas, independentemente da religião, vê na morte uma espécie de enigma. Muitos se questionam para onde vão depois da morte. Essa reflexão passa pela mente de todos, mas torna-se ainda mais forte em velórios. É nesse momento que os evangelistas conseguem se aproximar das pessoas para consolá-las. Os resultados têm sido bastante satisfatórios”, disse.

Os voluntários também são beneficiados pelo trabalho. “As pessoas que perderam seus entes queridos já se encontram bastante fragilizadas. Somos aqueles que levam uma palavra de otimismo e vitória para aquele ambiente de morte.”

O grupo também atende qualquer pessoa que queira receber uma oração nesse momento delicado. Basta entrar em contato com a central da Evangelização pelo (011) 2790-1146 ou pelo e-mail: evgbrasil@ts.universal.org.br.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias / Fotos: Cedidas