Formatura do Curso da Cura Interior na penitenciária feminina

Evento no fim de outubro contou com depoimentos de participantes, orações e distribuição de livros e Bíblias

Imagem de capa - Formatura do Curso da Cura Interior na penitenciária feminina

Rosana Guimarães, de 44 anos, pensava em tirar a própria vida quando soube das inscrições para o Curso da Cura Interior. Ex-freira, ela conta que sua rotina dentro do presídio se resumia a remoer lembranças do passado. “Eu não falava, era muito tímida, vivia infeliz, não queria ficar nesse lugar.” Os pensamentos de Rosana começaram a mudar em julho, quando ela passou a participar das aulas ministradas por Evelyn Higginbotham e Carlinda Tinôco Cis dentro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino de Butantã, na zona oeste da capital paulista.

Em 29 de outubro, Rosana conversou com a reportagem da Folha Universal minutos antes da formatura do curso, dentro do CPP. “A mudança foi inexplicável. Com o curso, arranquei máscaras que haviam colocado em mim e descobri minha verdadeira identidade. Sou feliz, tenho sonhos e quero viver, constituir família, quero tudo que perdi de volta”, detalha.

Da decepção ao perdão

Rosana revela que passou 27 anos em um convento. “A Igreja Católica era tudo para mim, eu vivia em função da igreja, mas tive decepções marcantes lá dentro”, diz Rosana, acrescentando que a aula sobre o perdão foi com a que ela mais se identificou. “Descobri que perdão não é sentimento, é decisão. Quero sair daqui em breve e ajudar pessoas que estão passando por tudo que passei, principalmente por violência sexual, que é algo que acaba com a autoestima”, finaliza.

Já Daieny Santos, de 32 anos, abandonou o olhar triste e os ombros encolhidos após o curso. No dia da formatura, ela caminhava com segurança pelo espaço do evento. “Comecei a me valorizar, aprendi que Deus me ama do jeito que sou. Também aprendi a ouvir mais, falar menos e não falar tudo que eu penso”, diz ela, que espera sair logo da penitenciária para aplicar as lições do curso em casa, além de passar mais tempo com os dois filhos e o marido.

Curso no presídio

A primeira edição do Curso da Cura Interior dentro de uma penitenciária foi promovida pelos grupos Godllywood e Raabe, projetos da Universal voltados para as mulheres. “Nós queríamos ver resultados e a transformação na vida delas. Foi muito satisfatório ver as participantes falando como os princípios que estávamos passando mudaram a vida delas. O espírito de Deus transformou essas mulheres”, comemora Evelyn, idealizadora do curso, composto de 12 encontros.

“Tivemos alguns desafios, mas para nós não há impedimento porque a nossa fé é muito grande e Deus abençoou tudo”, acrescenta Carlinda, coordenadora nacional do Raabe, grupo que apoia mulheres que passaram por traumas.

Os encontros dentro da penitenciária ainda contaram com o apoio de voluntárias do grupo da Universal responsável pela evangelização dentro de presídios. “O curso conscientizou essas mulheres para que elas não saiam da penitenciária da mesma forma que entraram. O que mais marcou foi a perseverança das participantes”, diz Cirlei Leão Datri, que organiza as atividades nos presídios femininos do Estado de São Paulo.

“É uma satisfação muito grande ver a felicidade no semblante dessas mulheres após terminarem o curso e receberem o livro (A Dama da Fé, de Ester Bezerra)”, afirma o bispo Afonso Silva, responsável pela evangelização nos presídios do Brasil. Durante a atividade, além de ganharem um exemplar do livro, as mulheres receberam um exemplar da Bíblia e uma camiseta do curso.

O curso

O Curso da Cura Interior é gratuito, tem 12 encontros e duração de três meses. O objetivo das palestras é ajudar mulheres a curar feridas internas, superar traumas do passado e seguir em frente. O curso ocorre no Templo de Salomão, em São Paulo, e em outras unidades da Universal. Para saber como participar e obter outras informações, clique aqui. Também é possível assistir às aulas na plataforma Univer.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Fotos: Demetrio Koch