Um novo câncer a cada 7 minutos

Novembro azul alerta homens sobre a necessidade de vencer o orgulho

Imagem de capa - Um novo câncer a cada 7 minutos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 7,6 minutos um novo caso de câncer de próstata é diagnosticado no Brasil. Somente em 2016, a estimativa é de que 61 mil homens descubram que estão sofrendo com a doença.

Esses números fazem do câncer de próstata o segundo mais recorrente em homens no País, atrás apenas do câncer de pele. Infelizmente, esse problema também é a segunda maior causa de mortes por câncer entre homens no Brasil, sendo o câncer de pulmão a primeira.

O urologista João Luiz Amaro, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP) e professor titular de medicina na Unesp, explica que a prevenção deve ser feita de acordo com os fatores de risco:

“Na fase inicial, a pessoa não apresenta sintomas, e esse é o grande problema. Homens com fatores de risco de câncer de próstata na família, raça negra e obesidade devem iniciar a prevenção após os 45 anos. Já para os que não apresentam fatores de risco, a prevenção é acima dos 50 anos.”

O risco de sofrer com o câncer de próstata aumenta quando o homem:

– Tem mais de 65 anos de idade;

– Tem histórico dessa doença na família;

– É afrodescendente;

– Tem alimentação desregulada (exagero de gordura animal e deficiência em vegetais);

– É sedentário;

– É obeso.

Assim, Amaro ressalta a importância de, mesmo quando mais jovem, cuidar bem da saúde e realizar exames regulares para evitar complicações dessa e de outras doenças. Ele lembra que a chance de cura do câncer de próstata chega a 90% quando descoberto em fase inicial.

“O homem deve levar uma vida equilibrada, fazer exercícios físicos, se alimentar bem, evitar o consumo excessivo de carne vermelha e buscar o urologista, que é o especialista indicado para orientar o melhor tratamento”, orienta.

Por que se prevenir

Mesmo diante da gravidade da situação, muitos homens ainda se recusam a realizar exames preventivos. Isso é reflexo do comportamento masculino; homens teimam em não pedir ajuda, mesmo quando necessário.

Em seu blog, o palestrante Renato Cardoso, criador do Projeto IntelliMen, fala sobre o tema:

“Como pode uma coisa tão simples ser um desafio para nós, homens? A triste verdade é que a maioria dos homens não busca ajuda ou demora tanto para buscá-la que às vezes é tarde demais. Homens relutam em ir ao médico, por exemplo. A grande luta dos médicos é convencer os homens que precisam fazer checkups regularmente e exames de prevenção.”

De acordo com Renato, o orgulho masculino está por trás dessa resistência. Entretanto, ele deve ser vencido o quanto antes se o homem verdadeiramente quiser alcançar os seus objetivos.

“O seu sucesso depende de sua habilidade de unir todas as suas forças em busca de seu objetivo. Quais forças? Física (corpo), emocional (alma), espiritual (fé) e mental (inteligência)”, explica Renato. “Quer vencer? Una essas quatro forças e nada nem ninguém lhe poderá resistir. É impossível uma pessoa que esteja bem de espírito ficar satisfeita ou passiva diante da destruição de seu próprio corpo. O normal e natural é a pessoa querer lutar pelo seu bem-estar”, conclui.

Conheça o Projeto IntelliMen e saiba como se tornar um homem cada vez melhor. Clique aqui para isso.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock