4 dicas para adquirir o hábito de ler

Veja como cultivar a leitura no seu dia a dia, mesmo com pouco tempo



Por Por Rafaella Rizzo / Fotos: Thinkstock - Cedidas

A leitura traz uma série de benefícios ao ser humano, como a expansão do vocabulário, melhora da escrita e diminuição do estresse. O hábito de ler também estimula a imaginação e a concentração, além de ser uma ótima forma de se divertir e agregar conhecimento. Mas, apesar disso, somente 56% da população brasileira cultiva esse hábito, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Pensando nisso, listamos 4 dicas preciosas para incluir a leitura na sua rotina:

1- Não leia por obrigação

Leia por prazer, para se divertir, para se distrair, para conhecer. Comece com livros, revistas e artigos de temas que você tenha afinidade e curiosidade de saber mais. No que você mais tem interesse? Saúde? Beleza? Relacionamentos? Vida Espiritual? Assim você terá uma arma para evitar a preguiça ou o desinteresse.

2- Estabeleça uma meta

Se proponha a ler uma quantidade de páginas diariamente. Mas tenha o pé no chão. Se você ainda não tem o hábito, não adianta querer ler 200 páginas em 1 dia, senão você vai se frustrar e pode acabar desistindo.

Por exemplo, quantas páginas podem ser lidas em 10 minutos? Cinco páginas? Então, se você mantiver esse ritmo, em 1 mês terá lido um livro de 150 páginas, que é um volume considerável. Se você ler um livro de 150 páginas por mês, em 1 ano terá lido 12 livros.

3- Aproveite as oportunidades

A espera em uma fila ou o caminho para o trabalho no transporte público são ótimas oportunidades para ler. Tenha sempre algo na mochila ou na bolsa.

4- Varie

Leia livros de épocas, temas e autores variados. Isso evita que você fique “viciado” em um só tipo de escrita.

Sugestões

Agora que você já tem as ferramentas para cultivar o hábito de ler, é importante que escolha um material que acrescente à sua vida. A Universal tem centenas de obras que podem fazer a diferença em sua vida espiritual. Um deles é o “Pão nosso para 365 dias”, de autoria do bispo Edir Macedo, com mensagens bíblicas e reflexões para meditação diária.

Há também as literaturas para o público feminino. “Li A ‘Mulher V’ e ‘Melhor que comprar sapatos’, que me ajudaram a enxergar o meu valor e conhecer o caráter que uma mulher de Deus deve ter. Eles trazem dicas maravilhosas que contribuem para a nossa vida com Deus”, conta a jornalista Tatiane Bicigo (foto acima). Ainda há outros exemplares como “Sexy Girls”, “A Dama da Fé” e “Mais linda em 40 dias”.

Também há os volumes que ensinam casados e solteiros a terem uma vida amorosa feliz. “O ‘Namoro Blindado’ me ajudou a ser mais criterioso na escolha da parceira ideal, além de reforçar a importância da vida espiritual como critério essencial”, diz o professor Kaique Ferreira.

Temas para quem quer empreender. “Terminei os estudos e achava que o natural ia acontecer, que eu ia fazer uma faculdade e entrar no mercado de trabalho. Mas a minha situação financeira não podia esperar tanto. Foi quando eu comecei a ler o livro ‘50 tons para o sucesso’ e a minha mente se abriu para eu começar a trabalhar por conta. Aprendi a me portar como microempresário e com isso faz 11 meses que estou trabalhando como fotógrafo”, relata Gabriel Andrade.

Acesse o Arca Center para ver e adquirir outros livros que podem acrescentar em todas as áreas da sua vida.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

4 dicas para adquirir o hábito de ler

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games