Viúva reencontra marido morto após 23 anos

Ele fugiu da realidade para viver na mentira. Conheça essa história

Imagem de capa - Viúva reencontra marido morto após 23 anos

Linda Hoagland recebeu um telefonema do marido dela, Richard, em que ele informava a necessidade de ir ao hospital com urgência. Longe dele, Linda sugeriu que Richard a esperasse para que fossem juntos, mas a resposta foi negativa.

“Ele me ligou no trabalho dizendo que estava doente e que precisava ir ao pronto-socorro. Eu sugeri que ele me esperasse e ele respondeu: ‘Não. Eu não tenho tempo para esperar.’”

Essa foi a última vez que os dois se falaram. Linda o procurou nos hospitais, necrotérios e em todos os lugares que poderia imaginar, sem sucesso. Em 2003, 10 anos após o desaparecimento, Richard finalmente foi declarado morto pela Justiça. Além da esposa, ele deixou também um filho.

Morto-vivo

Há poucas semanas, nos Estados Unidos, um jovem pesquisava a árvore genealógica dele em um website quando descobriu que o tio, o pescador Terry Symansky, morto em 1991, tinha uma família na Flórida. Alarmado, o rapaz buscou mais informações a respeito e descobriu que, na verdade, um homem utilizava os documentos do tio. Era Richard Hoagland, o esposo de Linda, que todos acreditavam estar morto.

Richard, fingindo ser Terry, já tinha ali uma esposa e um filho. À polícia que investiga o caso, ele se justificou: “Eu queria me separar da minha segunda esposa, Linda, mas não poderia passar por um divórcio novamente.”

Hoje Richard está preso, e tanto Linda quanto a terceira esposa, Mary, divorciaram-se dele.

Fuga da verdade

Richard passou 23 anos fugindo de sua realidade. Incapaz de encarar o seu fracasso, passou a viver na mentira.

O palestrante Renato Cardoso explica que existem dois tipos de mentirosos: aqueles que mentem por medo das consequências de suas ações e aqueles que mentem como hábito, porque vivem a mentira:

“Aqueles que mentem como modo de operar enganam deliberadamente, sem ressentimento ou reserva, a fim de alcançar os seus objetivos egoístas. Sabem o que estão fazendo. São bons nisso. Convincentes. E perigosos.”

Quando essas mentiras estão em um relacionamento, especialmente num relacionamento amoroso, é certo que a relação está fadada ao término. “Não há relacionamento em que há mentira. Se você pensa que há, aí você está mentindo para si mesmo”, afirma Renato.

A pessoa que se envolve em um relacionamento com um mentiroso tem grandes chances de se machucar. Por isso, assim que a mentira é descoberta é preciso tomar atitudes que façam o errado sofrer as consequências de suas ações.

“Mudança sempre é possível, e sou o primeiro a crer nisso. Mas não são amor e paciência que vão causar essa mudança. Perdoar o mentiroso e deixá-lo se sentir a vítima não o ajudará. A sua melhor chance de mudar é sofrer as consequências de suas mentiras. Assim, a dor, a perda, a vergonha, a humilhação e outros castigos que a própria vida impõe aos mentirosos podem levá-los ao verdadeiro arrependimento.”

Hoje, tendo deixado várias vítimas pelo caminho, Richard está sofrendo as consequências de seu comportamento. É possível que ele aprenda a lição, mas, para isso, terá que reconhecer os erros e se esforçar para mudar o seu comportamento.

Clique aqui e leia o ensinamento completo do escritor Renato Cardoso sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstok