As influências das amizades

Leia a mensagem de hoje do livro “O Pão Nosso para 365 dias”

Imagem de capa - As influências das amizades

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” Provérbios 13.20

Escolha bem aqueles com quem você anda. Claro que temos que con­viver diariamente com todos os tipos de pessoa, e não devemos ser mal-educados com ninguém. Porém, não é disso que fala o versículo de hoje. “Andar” e “ser companheiro” se referem a atitudes constantes. Companhei­ro é aquele que você escolhe para estar sempre com você.

As companhias dão conselhos ou fazem comentários que podem in­fluenciá-lo. Se andar com pessoas negativas, fatalmente aquela negativida­de o contaminará. Se andar com pessoas da fé, certamente a sua própria fé será avivada. Você se torna um somatório das vozes que estão ao seu redor. Se as vozes forem de dúvida, você se contaminará com essa dúvida.

Se conviver com pessoas acostumadas a julgar os outros, habituadas a exercitar os maus olhos, cedo ou tarde você também irá julgar os outros e cometer injustiças. A cada dia, você se nutre das palavras que ouve. Se essas palavras forem negativas, de dúvida, de malícia, de desconfiança, você se encherá do lixo trazido por elas e, em breve, esse lixo transbordará.

Porém, se a sua companhia constante for a Palavra de Deus e o Espírito dessa Palavra, você se nutrirá da Palavra, se encherá da justiça e da mi­sericórdia de Deus e transbordará sabedoria. O contato com pessoas que tenham o mesmo Espírito apenas reforçará isso.

Escolha muito bem aqueles com quem você anda. As companhias podem influenciar para o bem ou para o mal.

Se você que aprender mais sobre esse tema, participe da Noite da Salvação, que acontece todas as quartas na Universal. Clique aqui para localizar o endereço de uma Igreja mais perto de você.

(*) Fonte: livro “O Pão Nosso para 365 dias”, do bispo Edir Macedo

imagem do author
Colaborador

Da Redação (*) / Foto: Thinkstock