A falsa busca pelo corpo perfeito

Veja quais são as maiores queixas das mulheres e como melhorar a percepção de si mesma

Imagem de capa - A falsa busca pelo corpo perfeito

Durante a conversa com as amigas, é normal que um dos temas seja a insatisfação com alguma característica do corpo. Uma pesquisa recente, realizada pelo grupo Vigilantes do Peso no Reino Unido, revelou que uma a cada sete mulheres se critica pelo menos oito vezes ao dia. E que a maioria dessas queixas está ligada ao peso e à aparência. Infelizmente, o exagero em criticar a si mesma pode atrapalhar a saúde emocional.

Segundo informações do jornal britânico Mirror, o estudo fez parte de uma campanha nacional que explorou a maneira negativa que as mulheres modernas enxergam a si mesmas. Participaram cerca de 2.000 mulheres de 18 a 60 anos. A maioria, 89%, faz elogios aos outros que nunca fez a si mesma e 46% delas admitiram que se criticam pelo menos uma vez antes de 9 e meia da manhã.

A explosão de pensamentos ruins é muito frequente na frente do espelho, porém se intensifica com a exposição da própria imagem nas redes sociais. Essa falta de autoconfiança pode causar problemas alimentares, desânimo, mau humor e timidez. Na hora da selfie, por exemplo, muitas jovens acabam desistindo da foto. Por isso, é ideal se aceitar e, se necessário, “adotar um estilo de vida saudável, pois é importante para construir um melhor relacionamento com você mesmo”, afirma Zoe Griffiths, responsável pelos programas de saúde pública do Vigilantes do Peso. Mas o que torna uma pessoa saudável de fato?

O peso ideal

Em uma visita rápida em sites ou revistas para o público feminino, vemos alguma sessão com dicas para emagrecimento. Por que emagrecer se tornou uma obsessão para muitas? Porque para elas ser magra é sinônimo de beleza e saúde. Dessa forma, se enquadrar nos padrões estéticos atuais virou objetivo de vida.
Para ressaltar a beleza real, os idealizadores do famoso calendário Pirelli tiveram uma excelente iniciativa: abrir mão de supermodelos e do uso exagerado de Photoshop. A edição de 2017 terá fotos sem retoques de 15 atrizes de diferentes padrões de beleza e idades.

A crença de que toda pessoa magra é saudável é contestável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ser considerada magra, uma pessoa deve ter o Índice de Massa Corpórea (IMC)entre 18,5 e 24,9. Para calculá-lo, divida seu peso pelo quadrado da sua altura. Contudo, ser saudável depende de vários hábitos que incluem o bem-estar físico, mental e social.

O equilíbrio entre esses fatores melhora a qualidade de vida e prolonga a longevidade. Mas para avaliar suas condições de saúde, o ideal é consultar um especialista.

Entretanto, se você reconhece que não aceita seu corpo ou aparência, que tal incluir na sua vida novas metas como desenvolver a autoconfiança e se elogiar mais? “Para nos tornarmos mais belas, precisamos sacrificar algumas coisas que fazem parte de nós e que atrapalham nosso crescimento pessoal, nossa convivência com os outros e até o relacionamento com o Deus que nos criou”, orienta a escritora Nanda Bezerra no livro Mais Linda em 40 dias. “Você pode ser muito melhor a partir do momento em que se dispuser a abandonar atitudes desagradáveis, e muito ruins, e trocá-las pelas belas e construtivas”, completa Nanda.

As 10 queixas mais comuns

– Estar muito gorda ou acima do peso
– Estar com o cabelo desarrumado
– Estar com a barriga grande
– Não fazer exercícios o suficiente
– Sentir-se mal-vestida perto de outra mulher
– Não ganhar o suficiente
– Estar em um “dia gordo” (quando come o que quer)
– Evitar certas peças de roupa por achar que não vai conseguir vesti-las
– Querer ser fotogênica como as outras mulheres das redes sociais
– Rejeitar elogios dizendo algo negativo sobre si mesma

Segundo dados da pesquisa do Vigilantes do Peso no Reino Unido.

Verdadeiramente bela e saudável

– Manter uma alimentação de acordo com sua necessidade nutricional
– Escolher a atividade física que combine com você
– Respeitar os horários do sono
– Controlar o estresse
– Contemplar os pontos fortes de seu corpo e investir em roupas que o valorize
– Não regrar a vida nos modelos de beleza veiculados pela mídia
– Ser menos crítica consigo mesma e com os outros
– Cultivar um diálogo interno positivo e motivador
– Afastar a ideia de que a perfeição existe
– Não ser imediatista ao querer mudar a aparência ou o corpo. Toda mudança é um processo e exige paciência

O Godllywood visa auxiliar mulheres em toda e qualquer situação, desde que ela deseje realmente ser auxiliada e moldada para uma mulher melhor. Conheça mais sobre o grupo e saiba como participar dos projetos clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Vieira / Foto: Fotolia