Como esquecer um relacionamento que não existe mais?

Saiba o que é necessário fazer para se livrar de vez do amor que sente pelo ex

Imagem de capa - Como esquecer um relacionamento que não existe mais?

Ultimamente, quem olha para você só vê lágrimas e tristeza por causa de um relacionamento que não deu certo. Você ainda coleciona fotos, cartas e não deixa de visitar as redes sociais da pessoa que um dia fez parte da sua vida para saber se ela está em um novo relacionamento e com quem anda se divertindo.

Se o título desta matéria chamou sua atenção, pois tem sido difícil esquecer o ex-namorado ou ex-namorada, não é tomando atitudes como as descritas no trecho acima que você vai tirar essa pessoa de seus pensamentos e de seu coração.

O término de um relacionamento normalmente não é nada fácil. Você precisa se acostumar com a ausência daquele que partilhou com você tantas histórias. Mas a verdade é que deixar isso tudo para trás vai requerer uma decisão da sua parte, pois, enquanto alimentar sentimentos e lembranças, continuará preso ao passado.

Em uma edição especial do programa A Escola do Amor Responde, transmitido diariamente pela internet e pela Rede Aleluia para todo o Brasil, o Bispo Edir Macedo lembrou que “o coração é enganoso e desesperadamente corrupto”, segundo o texto bíblico do livro de Jeremias, capítulo 17, versículo 9.

O Bispo acredita que, para uma pessoa esquecer a outra, primeiro deve separar o sentimento da razão. “Acessar a internet em busca de informações de quem ama é como pegar um punhal e se espetar. Em vez disso, a pessoa deve pegar a Bíblia e pedir a Deus uma direção para que saiba como agir”, ensina.

Ela venceu

A técnica em farmácia Vanessa Helena de Souza, de 28 anos, viveu um relacionamento abusivo durante dois anos. Seu namorado era extremamente ciumento e possessivo e as discussões e desentendimentos eram constantes entre eles. “Como eu não aceitava aquilo, nós brigávamos muito, por vezes até sem motivo, o que motivou o término do relacionamento” relata.

No entanto, mesmo com o fim dessa relação conturbada, Vanessa não conseguia ficar longe do ex-namorado. “Foi muito difícil para que eu aceitasse que tudo tinha chegado ao fim. Então, buscava informações sobre ele com amigos em comum e em suas redes sociais. Isso só aumentava meu sofrimento e eu não conseguia esquecê-lo. Fiquei nessa situação durante 14 meses” conta.

Quando um relacionamento chega ao fim, assim como o de Vanessa, e a pessoa não consegue esquecer o ex- companheiro, o Bispo aconselha que a fé seja colocada em prática, pois só assim será possível vencer qualquer problema. “Quando a pessoa vive pela fé, ela passa a viver pela razão e pela inteligência. Ela começa a ter perspectiva de futuro independentemente de o coração estar amarrado a um sentimento. A fé diz respeito à obediência à Palavra de Deus. Não estou falando de religião, estou tratando da fé, que é uma convicção”, adverte.

Foi exatamente o que Vanessa fez. Depois de ter sofrido bastante e até tentado se suicidar, ela decidiu tomar uma atitude para esquecer de vez a pessoa com quem havia se relacionado.

“Hoje vejo que o amor é aquele que a aproxima de Deus e o crescimento é mútuo, sem necessidade que uma das partes se anule. Foi difícil, mas consegui vencer o sentimento e esquecer essa pessoa que me fazia tão mal”, conclui.

Se o seu relacionamento acabou, aproveite para pensar em que você errou para mudar. Não alimente pensamentos que você não deseja ter dentro de si. Invista seu tempo em se cuidar e procure coisas para se ocupar. Se desfaça das lembranças do passado. E, a partir daí, procure um novo amor usando como base a fé inteligente para que não se frustre novamente.

Para saber mais sobre como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias / Foto: Fotolia