5 dicas para superar o ciúme

Esse sentimento é sinal de falha na relação ou insegurança. Saiba o que fazer

Imagem de capa - 5 dicas para superar o ciúme

Você é ciumento (a)?

Se a resposta foi sim, saiba que não precisa ter vergonha disso. O que você precisa é saber identificar por que está passando por esse estado emocional no seu relacionamento: se por excesso de zelo, receio de perder a pessoa amada, insegurança ou se o parceiro está criando situações que causem desconfiança e insatisfação.

Falha na relação

Segundo o bispo Renato Cardoso, que junto com a esposa, a escritora Cristiane Cardoso, apresenta o programa “The Love School – A Escola do Amor” – exibido aos sábados pela Rede Record –, o ciúme é sinal de falha na relação.

Quando o ciúme tem razão de acontecer é porque o parceiro está causando situações para isso, com atitudes erradas. “Por exemplo, quando esconde o celular ou a senha do celular, não dá informação de onde está indo ou está tendo um comportamento errado com a outra pessoa. Aqui o problema é uma falha na relação, que precisa ser reparada”, afirma Renato.

Dar mais atenção a todo mundo e menos ao parceiro, colocar qualquer assunto acima do relacionamento, não dar satisfação, tudo isso são motivos que podem causar ciúme. Ninguém gosta de ficar em segundo plano em um relacionamento. Por isso, o casal tem que encontrar a origem dos problemas e conversar sobre a solução daquela falha que origina o ciúme. Mas não pode ser um monólogo, e sim um diálogo. A comunicação é uma das principais áreas do relacionamento que nunca devem ser descuidadas.

Insegurança

A pessoa ciumenta não se valoriza, é insegura, e deve procurar a melhor maneira de se valorizar, ou não conseguirá ter relacionamentos saudáveis.

Veja abaixo 5 pontos que você pode trabalhar para vencer as inseguranças, listados pelo bispo Renato em texto publicado no blog dele:

1 – Aja a coragem de impor limites: Há coisas aceitáveis e inaceitáveis em um relacionamento. Comunique a sua posição para o outro. Se ele (a) não aceitar, não serve para você, pois tem padrões e valores inferiores aos seus;

2 – Entenda que ele (ela) lhe escolheu entre tantas (os): No momento do ciúme infundado, lembre-se de que ele (a) está com você, não com outra (o);

3 – Conquiste sucessos crescentes: A cada conquista na sua vida pessoal você vai adquirindo mais autoconfiança e autoestima. Tenha objetivos e alcance-os;

4 – Ouça pessoas que falam coisas positivas sobre você: Ouça pessoas, amigos e familiares, que apontem as suas qualidades, e não as que lhe colocam para baixo;

5 – Veja-se através dos olhos de Deus: Ele lhe vê como uma pessoa preciosa, digna da vida do próprio Filho dEle. Por que você se veria inferior?

Seja consistente, pratique essas dicas diariamente e você verá que é possível vencer as suas inseguranças e ciúme.

Para saber mais sobre como resolver os problemas da vida a dois, participe das palestras da Terapia do Amor, que acontecem em todo o País, às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. Adquira também o best seller “Casamento Blindado”, pelo Arca Center, e aprenda mais lições sobre a vida amorosa.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Thinkstock