O que acontece quando não enxergamos com os olhos espirituais?

Entenda como uma vida é realmente tranformada

Imagem de capa - O que acontece quando não enxergamos com os olhos espirituais?

No início de 2016, no povoado de Bundibugyo, em Uganda, leste da África, o pequeno Criscent Bwambale, de 6 anos, foi submetido a uma cirurgia nos olhos. Dois meses depois, teve a oportunidade de enxergar com nitidez pela primeira vez em sua vida. Criscent nasceu com catarata nas duas vistas e apenas distinguia zonas de luz e escuridão. Em janeiro, a família do menino foi chamada por uma equipe médica que, em parceria com a ONG Sightsavers, realizou exames na criança e marcou a cirurgia.

O procedimento foi realizado no hospital de Mbarara, no oeste do país. Agora, Criscent, que nunca havia visto letras, precisa aprender o alfabeto. A família dele também tem a missão de ensiná-lo a reconhecer coisas simples do cotidiano. Ele nunca tinha visto uma galinha ou um barco, por exemplo.

A visão espiritual

Esse pequeno garoto africano recebeu com extrema felicidade a oportunidade de enxergar. Mas, por outro lado, há muita gente que não tem se preocupado em perder outro tipo de visão: a espiritual.

Quando a pessoa para de enxergar com os olhos espirituais, a vida dela se perde junto. Assim como a visão física pode nortear totalmente uma pessoa por um caminho físico, a visão espiritual pode norteá-la por um caminho espiritual, levando-a para o bem ou para a escuridão.

Na Bíblia está escrito:

“Saindo eles de Jericó, uma grande multidão O acompanhava. E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós! Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles, porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! Então, parando Jesus, chamou-os e perguntou: Que quereis que Eu vos faça? Responderam: Senhor, que se nos abram os olhos. Condoído, Jesus tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista e O foram seguindo.” Mateus 20.29-34

De acordo com o bispo Guaracy Santos, no trecho citado acima é possível entendermos que os olhos espirituais daqueles dois homens foram abertos antes da visão física deles: “Por que ao Senhor Jesus não pediram dinheiro e sim misericórdia? Por um motivo muito especial: os olhos espirituais deles se abriram antes dos olhos carnais, e assim eles conseguiram entender que o Senhor Jesus é muito maior que o ouro (esmolas) e tem muito mais para oferecer.”

A cegueira espiritual causa imenso mal ao homem e o faz vazio. Porém, a visão espiritual é aberta apenas por meio da fé, que deve ser exercitada diariamente.

Você também quer dar um fim à sua cegueira espiritual? Participe da reunião do Encontro com Deus, que acontece todos os domingos, no Templo de Salomão ou em uma Universal perto da sua casa. Clique aqui e encontre o endereço.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Tommy Trenchard, da Sightsavers