Você é um pai equilibrado?

Leia sobre a situação passada por uma escritora com os filhos e avalie

Imagem de capa - Você é um pai equilibrado?

A escritora norte-americana Jaime Sullivan entrou em uma lanchonete com os três filhos: Olivia, Max e Charlie, de 8, 7 e 5 anos de idade, respectivamente. Cada um deles pediu um sorvete, foi servido e saiu saboreando a gostosura. Porém, após saírem da loja, Jaime pegou os sorvetes das crianças e jogou no lixo. Mas o que aconteceu de errado?

“Ninguém disse obrigado. Nem para a atendente, nem para mim. Então eu esperei. Eu contei até 10 em minha cabeça enquanto eles tomavam os seus sorvetes. E eu vi as minhas crianças saindo pela porta. Eu os segui para fora, onde eu calmamente peguei os três sorvetes e meus filhos assistiram horrorizados como eu depositei tudo na lata de lixo”, explica Jaime.

“Os três ficaram histéricos. Eu esperei. Quieta. Calma. Quando eles perceberam que eu tinha algo a dizer, ficaram quietos.”

Ali mesmo Jaime explicou para os filhos que agiu daquela maneira porque, na idade em que eles estão, já deveriam agir com o mínimo de educação. Dessa maneira, acredita ela, as crianças lembrarão de cumprimentar e agradecer a próxima pessoa que os servir.

A escritora postou o caso em seu Facebook e foi parabenizada por algumas pessoas e criticada por outras.

Equilíbrio

Ser pai é tarefa difícil e, muitas vezes, frustrante. A educação de um ser humano dá trabalho e exige paciência, dedicação e, principalmente, equilíbrio, como explica o palestrante Renato Cardoso, responsável pela palestra Transformação Total de Pais e Filhos:

“Pai e mãe devem agir em conjunto para determinar certos limites e regras aos seus filhos, visando o bem deles; comunicar bem essas regras aos seus filhos e não ter medo de aplicá-las. E sempre lembrar que o objetivo é protegê-los do mundo e deles mesmos—mas não exagerar na dureza e rigor. Pais devem ser equilibrados, permitir certos errinhos de seus filhos e não viver pegando no pé deles toda hora por qualquer coisa. Mas nas coisas principais, devem ser firmes e justos.”

No caso de Jaime é possível dizer que ela foi firme e cobrou educação dos filhos, ensinando para eles uma importante lição. Mas será que a melhor maneira de fazer isso era jogando os sorvetes que ela mesma acabara de comprar no lixo? O que você faria numa situação assim? Responda abaixo a nossa enquete:

Os filhos devem conhecer as regras no lar para agir de acordo com elas dentro e fora de casa. Os pais devem deixar claro quais são as consequências para a desobediência e aplicar punições quando necessário.

“Não, seu filho não vai gostar sempre disso. Mas ser pai não é um concurso de popularidade”, conclui Renato clique aqui e leia o texto completo de Renato Cardoso.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Fotolia