Quanto tempo esperar para se casar?

Um ano? Seis meses? Quatro anos? Descubra qual é a importância da duração do namoro para ter um casamento bem- sucedido

Imagem de capa - Quanto tempo esperar para se casar?

Namoraram 15 anos, mas dois meses depois do casamento se divorciaram. Namoraram seis meses e, depois de casados, brigam todos os dias. Você já deve ter conhecido alguém que vivenciou ou vivencia uma dessas situações. E a pergunta que fica é: existe um período certo de tempo para namorar antes de subir ao altar?

Um estudo realizado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostra que sim. Ela sugere que, para ter um casamento bem-sucedido, é necessário esperar pelo menos dois anos até a grande decisão. Para os especialistas, esse tempo é crucial para que o casal decida por meio da razão e não pautado pelas emoções ou impulsivamente.

Quanto à idade, uma pesquisa elaborada por Nicholas H. Wolfinger, sociólogo da Universidade de Utah, concluiu que o ideal para se casar é entre 28 anos e 32 anos.

Mas será que seguir essas fórmulas de tempo e idade ideais é suficiente para ter uma vida amorosa feliz? Os apresentadores e palestrantes Renato e Cristiane Cardoso explicam que mais importante do que isso é a qualidade do relacionamento no namoro.

“Muitas pessoas, em vez de usar o namoro como uma forma de conquista, vivem como se estivessem casadas. Invertem prioridades, como, por exemplo, em relação ao sexo, ficam extremamente íntimas, mas pouco se conhecem e isso reflete negativamente no casamento”, observa Cristiane.

Renato diz que o melhor tempo é aquele que vem com planejamento. “O namoro tem que seguir o modelo de uma escada, degrau por degrau, que caminha para algo mais sério. Então, quando as pessoas pulam esses degraus, elas acabam se machucando. Por isso, é preciso respeitar as fases de cada etapa”, acrescenta.

Renato e Cristiane trazem dicas especiais em seu novo livro Namoro Blindado para todos que não querem errar na hora de escolher o parceiro ideal para passar o resto da vida. “Namoro é um processo de conhecer a outra pessoa com o objetivo de determinar se ela é adequada para um futuro casamento ou não. A maioria dos divórcios começa no namoro. A pessoa não viu os sinais. Ou os viu e ignorou”, explicam no livro.

Então, muito mais valioso do que a duração do relacionamento é o tipo de atenção que se dá a ele. Quanto mais a pessoa se preparar para amar de forma racional, melhores serão suas escolhas amorosas.

“Quanto mais tarde você deixar para aprender e fazer as coisas certas, maior a probabilidade de ser infeliz”, orientam os professores.

Cada casal tem sua particularidade e, por isso, definir quantos meses ou anos deve esperar até se casar é algo delicado. O grande segredo para se construir um matrimônio bem-sucedido está no investimento da dupla na vida amorosa. É preciso que as duas pessoas tenham clareza quanto aos objetivos da relação e coloquem em prática o amor inteligente.

Decidiu se casar?

Informe-se no Setor de Casamentos da Universal pelos telefones (11) 5644-5012/ 5163/ 5208 o que fazer para se casar na igreja. Os noivos de qualquer parte do País podem entrar em contato também pelo e-mail setorcasamentos@sp.universal.org.br, para mais esclarecimentos

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia