Membro da tribo maasai visita o Templo de Salomão

Confira um pouco da história deste guerreiro e da impressionante tribo africana

Imagem de capa - Membro da tribo maasai visita o Templo de Salomão

Ele empunha uma lança em uma das mãos. Todo o corpo está coberto com um manto vermelho e ele se enfeita com vários adornos, como colares e pulseiras. Trata-se de um guerreiro da tribo maasai.

Seu nome é Moisés e ele viajou do Quênia, país do continente africano, até o Templo de Salomão, localizado na capital paulista, para acompanhar o bispo Marcelo Pires, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal na África do Sul.

“O bispo Macedo nos deu a direção para evangelizarmos as tribos. E nós conseguimos chegar aos maasais, o que foi um grande desafio porque eles não estão acostumados a conviver ou andar com o homem branco”, destaca o bispo.

A tribo maasai é a única no continente africano que mantém suas tradições até os dias de hoje. O estilo do traje e os costumes, entre outras características, vêm sendo conservados ao longo do tempo.

O bispo Marcelo explica que, pelo fato de os maasais viverem na selva africana, o único meio de sobrevivência deles é a criação de rebanhos. Eles cuidam de ovelhas, cabritos e vacas, principalmente.

Pelo menos uma vez por mês eles precisam realizar um furo no pescoço de uma vaca, sem tirar a vida dela, para que se alimentem com seu sangue. Esse não é um ritual, mas uma necessidade causada pelos poucos recursos alimentares de que dispõem.

Outra maneira que os maasais dispõem para se alimentar é a carne crua. Eles não têm nenhum tipo de equipamento para preparar a carne e, por isso, a consomem dessa maneira.

O bispo ainda esclarece que, além dessas dificuldades, os maasais, por criarem animais, são constantemente atacados por leões, que estão em busca de alimento. “Eles não aceitam isso e ficam revoltados. Eles caçam os leões. Chegam até a matá-los, se necessário. Se permitirem que seus rebanhos venham a ser dizimados, como é que vão sobreviver? Eles vivem na selva, não têm dinheiro, então, eles fazem a troca de animais por vestimentas, entre outras coisas de que necessitam. Por isso, há essa cultura de sempre ter um grupo de guerreiros. O Moisés teve que matar um leão. Hoje, ele é um formador de guerreiros. A cada 15 anos, jovens de 15 anos vão com ele e vivem na selva por sete anos. Ele treina os jovens para que aprendam a defender a família”, conta o bispo Marcelo.

Essa foi a primeira vez que Moisés deixou sua tribo. E, ali em pé no Templo de Salomão, teve a oportunidade de mostrar ao mundo a história do seu povo.

A Universal na tribo maasai

No dia 6 de abril do ano passado, a Universal inaugurou o primeiro Centro de Ajuda na tribo maasai. Desde então, os voluntários têm realizado diversas atividades para auxiliar espiritual e materialmente os habitantes.

Dentre todos os acontecimentos que vivenciou, o bispo Marcelo se recorda de um momento importante: “Quando nós abrimos a Igreja, o Moisés, que é um formador de guerreiros, veio e se converteu. Ele é membro da nossa Universal lá na tribo dos maasais e já se batizou nas águas. Ele, a esposa dele e a família toda estão na Universal. E hoje a Igreja é muito respeitada, porque ali a seca é grande. Não existe água em lugar nenhum daquela tribo. E, quando nós adquirimos o nosso pedaço de terra e construímos lá a nossa Igreja, surgiu a ideia de procurar água. E, como Deus é conosco, encontramos água no nosso terreno. Hoje, na nossa igreja, temos um poço com água que fornecemos de graça para eles. É importante ressaltar que de Nairóbi, capital do país, até a tribo dos maasais são três horas de viagem. O acesso é muito difícil. E Deus nos levou lá”, diz o bispo.

Para finalizar, o bispo Marcelo explica que os guerreiros maasais aprenderam uma expressão, bradada por Moisés, que está ao lado do bispo, no mesmo instante, que é “vai arrebentar”. “Ele entende que quando dizem ‘vai arrebentar’ é porque vão colocar os leões para correr e eles não vão tocar no rebanho deles”, acrescenta o bispo.

Veja as novas instruções para participação nas reuniões do Templo de Salomão clicando aqui. Para obter outras informações, você também pode entrar em contato com a Central de Informações do Templo de Salomão: (11) 3573-3535 ou info@otemplodesalomao.com.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Reprodução e Cedidas