"Me casei e me tornei inseguro e ciumento"

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto

Imagem de capa - "Me casei e me tornei inseguro e ciumento"

A insegurança, o ciúme e os traumas são questões que comprometem qualquer relacionamento. Esses sentimentos provocam o esfriamento na vida amorosa e criam barreiras entre o casal. O aluno Vitor não tem certeza se deve continuar casado por causa das suas inseguranças e do seu ciúme. No A Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselham o aluno como resolver os seus problemas interiores e no seu relacionamento. Confira a seguir.

Vitor – Tenho 26 anos e estou casado há um ano e cinco meses. Acho que minha esposa é a pessoa certa para a mim, mas, nesse tempo que estamos juntos, acabei me tornando muito inseguro. Tenho crises de ciúme por causa das roupas que ela usa, das amizades dela e outras coisas mais. E acho que, em razão do meu ciúme, acabei me tornando uma pessoa muito chata – eu não era assim. Ela também me cobra muito que lhe dê atenção e carinho, pois tenho me afastado cada dia mais dela e ela reclama muito disso. Até acho que não existe mais amor da parte dela e que ela não queira mais ficar comigo. Agora não sei se devo desistir do nosso casamento ou continuar. A minha razão diz que tenho que desistir, mas o coração diz que tenho que continuar. O que devo fazer?

Cristiane – Você disse que é ciumento e possessivo por causa da forma que ela se veste e das amizades que ela tem, além de achar que ela não o ama mais. Mas também conta que não era assim e se tornou inseguro depois que se casou. Realmente pode ser que ela tenha esfriado com você, porque um comportamento possessivo e controlador pode afastar qualquer parceiro, mas você precisa avaliar se ela contribuiu para que essa insegurança aparecesse. Às vezes, a pessoa é insegura por motivos pessoais, por ter um histórico de traição, porque acompanhou uma traição na família ou pelo fato de seus amigos serem divorciados. Se você vive no meio dessa cultura de traição, com certeza se sentirá inseguro.

Renato – Quanto à pergunta se você deve desistir ou continuar no casamento, ela está errada. O fato de você lutar por ela ou desistir dela não vai resolver nada, pois o problema principal é a sua insegurança. Você tem que trabalhar isso, tem que encontrar a fonte, que, para nós, parece ser o comportamento dela. Para resolver isso, você precisa colocar as suas condições, pois ela acha que tem o direito de fazer o que quiser, vestir qualquer roupa, mesmo que isso o desrespeite ou que chame a atenção de outros homens – e ela gosta dessa atenção. Essa insegurança gerada por ela mostra que você precisa se valorizar e impor as condições a ela. Por exemplo, uma delas seria que você luta por ela, mas precisa que ela lute por você e
pelo casamento.

Cristiane – Existem homens que não se importam com o jeito que a mulher se veste, mas há outros que se importam, como é o seu caso. Acho que se você é inseguro quanto a forma de ela se arrumar e ela o ama, então vai entendê-lo e mudar a forma de se vestir e de se comportar com os amigos. Acho que é simples assim. Por exemplo: o meu jeito é um e o Renato, meu esposo, não gosta desse jeito, pois a gente sempre tem problemas por causa disso. Então, a minha decisão é fazer algo para mudar. Afinal, amo mais o meu marido do que continuar com esse jeito que atrapalha nosso relacionamento, seja ele meu comportamento, seja a forma de me vestir.

Renato – É justo, em qualquer relacionamento, dentro de uma racionalidade e de um equilíbrio, tanto a mulher quanto o homem fazerem o melhor um pelo outro. Por exemplo, às vezes o homem pode não estar fazendo nada de errado no sentido de trair a esposa, mas, por ser extrovertido, conversar demais e abraçar outras mulheres que são amigas ou colegas de trabalho ou trocar mensagens com elas e a esposa ser insegura, precisa e vai ter de mudar esse comportamento, para não deixá-la ainda mais insegura e com ciúmes.
Cada um tem que lidar com o parceiro que tem e com o que é. Contudo, se a fonte da insegurança for você, trate desse sentimento e se livre dessa paranoia e desses pensamentos.Vença essa insegurança e não se questione se você deve ou não lutar pelo seu casamento. O principal é você resolver primeiramente
o seu problema.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: Fotolia