Como se adequar às novas normas de segurança nos aeroportos

Confira as novas regras de inspeção de bagagem e de passageiros no Brasil

Imagem de capa - Como se adequar às novas normas de segurança nos aeroportos

Está de malas prontas para viajar? Fique atento às novas regras que entraram em vigor em julho. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) adotou novas medidas de segurança em todos os aeroportos do País tanto para os voos nacionais como para os internacionais. Os novos procedimentos envolvem a inspeção de bagagem e de passageiros. A meta é aumentar o nível de segurança.

A Anac recomenda que os passageiros cheguem pelo menos duas horas antes do embarque para viagens nacionais e com antecedência de três horas para voos internacionais.

A partir de agora, passageiros de voos domésticos, incluse as crianças, podem passar por revista física feita por um agente do mesmo sexo. O exame poderá ser feito de forma aleatória em local público ou reservado – a decisão fica a critério do passageiro e dos agentes de segurança – com a presença de uma testemunha. Caso o passageiro se negue a passar pela revista, ele será impedido de embarcar.

Computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos devem ser retirados do interior das malas e mochilas para que sejam vistoriadas. A bagagem de mão também deverá obrigatoriamente passar pelo raio-
X. A inspeção manual dos pertences de mão também poderá ser solicitada.

As novas mudanças têm gerado muitas filas nos principais aeroportos do País. Por isso, é necessário que os passageiros fiquem alertas quanto ao horários de embarque, principalmente nesta época de férias e durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, já que nos dois períodos a demanda pelo transporte aéreo aumenta consideravelmente.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: AE