Briga por causa de conversas no Facebook termina em morte

Entenda o perigo escondido nas emoções e por que você não pode se deixar levar por elas

Imagem de capa - Briga por causa de conversas no Facebook termina em morte

Se você observar a maneira como se sente ao longo do dia, vai perceber o quanto pode ser influenciado, para bem ou para mal, por suas emoções. Elas alteram de forma intensa e passageira o seu ânimo e elevam o nível de determinados comportamentos como diante de reação às situações do dia a dia. Quando essa alteração se dá em virtude de emoções positivas, tudo bem. O problema são as emoções negativas. Se não estiver atento, elas podem conduzir a pessoa a reações destrutivas. Como a que aconteceu com um casal em Paranaguá, no litoral do Paraná, na última semana de julho.

Após uma discussão por causa de uma conversa no Facebook, a mulher matou o marido. Hellen Eiglmeier e Abner Dubiela estavam casados havia dois anos e tinham um filho de um ano. A esposa contou que tudo começou, depois que ela pegou uma conversa comprometedora no celular do marido com alguém na rede social Facebook. Eles discutiram e ela pegou a faca e acabou empurrando contra ele. O crime chocou até mesmo o investigador que recebeu o caso na delegacia, pois ele os conhecia. O espanto também foi entre familiares e pessoas próximas, que disseram que o casal nunca teve uma briga violenta.

Isso é só um exemplo trágico de onde uma situação pode parar a partir do momento em que as pessoas envolvidas nela se deixam levar por uma emoção negativa.

Não se deixe levar

Emoções fazem parte da natureza humana. Deixar-se levar por elas a ponto de viver ou tomar decisões baseado no que se sente é onde mora o perigo. O bispo Júlio Freitas destaca que é impossível se pensar com as emoções – afinal, elas existem para serem sentidas e não para raciocinar – mas que apesar de serem cegas, surdas, irracionais, não são mudas e que sempre manifestam a sua ‘opinião’ da maneira mais incoerente possível.

“Quem reage ou toma decisões unicamente sobre o que sente, acaba por se arrepender e não são poucos os exemplos dessa realidade. Quantas pessoas não se casaram porque a pessoa a quem amava a abandonou… outras que feriram alguém mortalmente porque o seu coração ansiava por vingança… ou outras ainda que escolheram morrer porque afogaram-se nas suas emoções negativas. Sim, as emoções são as piores conselheiras que alguém pode ter e se você não as afastar cada vez que tomar uma decisão, correrá sempre o risco de, mais cedo ou mais tarde, se arrepender”, concluiu.

E para que as suas emoções não tenham a última palavra em sua vida, é preciso alimentar a fé. Ela fará você tomar decisões, não pautadas no sentimento, mas pensando nos resultados que espera e nos sacrifícios que terá que fazer. E a fé vem em ouvir e praticar a Palavra de Deus. Se alimente dela e seu espírito estará apto para viver além do que sente e tomar as decisões certas em sua vida.

Se você tem se deixado levar pelas emoções e deseja abandonar este sentimento ruim, participe de uma reunião de fé, que acontece todos os domingos no Templo de Salomão, ou se preferir clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

Compartilhe essa mensagem com seus amigos e familiares.

imagem do author
Colaborador

Por Núbia Onara / Foto: Thinkstock