“Sou casado há um ano e ela não para de falar no ex”

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto

Imagem de capa - “Sou casado há um ano e ela não para de falar no ex”

No A Escola do Amor Responde desta semana os professores Renato e Cristiane Cardoso orientam o aluno Jaílson quanto ao seu casamento. A esposa do aluno não esquece o ex-namorado e mantém um perfil falso nas redes sociais para continuar em contato com ele. Confira a seguir.

Jaílson – Namorei seis meses, fui noivo mais seis meses e estou casado há 1 ano. No entanto, minha esposa não para de falar do ex-namorado. Qualquer assunto que conversamos, ela sempre fala dele. Eu já tinha falado para ela, antes de começar um relacionamento sério, que não queria mais ouvir falar dele. Eu não quero saber do passado dela, já que agora somos só eu e ela. Recentemente, descobri que ela tem outro perfil no Facebook e com publicações dele. Eu quero saber como lidar com isso. Me ajudem.

Renato – Bom, Jaílson, não sei se você via essa situação durante o namoro ou noivado, mas, se você já via isso, então você errou em se casar com ela. Sei que isso não o ajuda agora, mas servirá para aqueles que estão em uma situação como a sua. Quero orientar todos os leitores a não se casar com uma pessoa que não resolveu o seu passado, principalmente quando esse passado envolve um ex. Você disse para ela “não quero saber do seu passado. Eu quero é saber daqui para a frente”, mas essa atitude é um grande erro. É achar que, quando se relaciona com alguém, o passado dela não vem junto.

Cristiane – Você falou que não queria que ela falasse dele e parou por aí. Não houve consequência pelo fato de ela ter agido de maneira contrária. Você precisava ter mostrado a ela que não aceitaria que isso se repetisse. O ex não deveria estar mais na vida dela. Por que ela fica falando nele? Por que ela tem outro perfil no Facebook, que você teve que descobrir? Que vida secreta é essa que ela tem? Essa vida paralela que ela tem mostra uma falta de caráter. E você realmente tem que tomar alguma atitude mais drástica, senão vai ter de aturar isso e mais. O que está acontecendo é só o início, porque vocês estão apenas no começo do casamento.

Renato – Eu não quero fazer o papel de advogado, mas suspeito que em situações assim, em que você levou gato por lebre, você tem até base para pedir a anulação do casamento. Em relação a isso você tem de buscar orientação jurídica. Já essa falta de confiança que você tem nela é fruto dessa atitude dela ao manter um perfil falso no Facebook e escondê-lo de você. Se ela usa esse perfil para manter uma vida paralela e você não sabia, não tinha conhecimento antes, isso é falsidade ideológica. Isso dá base para você anular o casamento.

Caso você queira salvar seu casamento, o que você tem que fazer é ser firme. Não poderá forçá-la, pois você não vai conseguir fazer com que ela mude a respeito do ex. Ela tem que ter ciência que é inapropriado para uma mulher casada estar obcecada e ter um sentimento pelo ex. Se ela acha que não tem nada a ver e o pensamento dela é totalmente diferente do seu referente ao ex, se ela não consegue entender isso, então não é você que vai fazê-la compreender. Se a sua opção for dar mais uma oportunidade, você terá de colocar limites e estabelecer as condições. Pode dizer a ela: “se você quiser continuar casada comigo, essas são as minhas condições: você vai remover o ex da sua vida, todos os contatos dele e vai parar de falar nessa pessoa. Você vai cancelar esse Facebook falso. Você vai focar no seu casamento: eu vou focar em você e você vai focar em mim. Nós somos um casal hoje, se você não estiver disposta a fazer isso, que são as minhas condições, então não há mais casamento”.

Cristiane – O Jaílson tem que dar um ultimato para a esposa, caso ela não mude de atitude. Qualquer pessoa que está em uma situação assim primeiro tem que se perguntar se o que a outra pessoa está querendo e fazendo causa algum mal para o relacionamento. Em caso afirmativo, ela terá de dizer o que vai acontecer com a relação. Eu imagino que a esposa do Jaílson pense assim: “eu sou diferente, gosto de manter contato com as pessoas, ele é só um amigo”. Para piorar, muitas vezes o cônjuge fica falando que não tem nada a ver, que é a forma de ver as coisas, mas aquilo está afetando o relacionamento. Se para ela o casamento for mais importante que essa amizade on-line, então ela vai dar um fim nessa relação virtual. Se não for, ela vai continuar como está e aí será possível a você ver se ela quer manter o casamento de vocês e se ela realmente lhe dá valor.

Renato – É uma decisão que você terá de tomar e não existe uma solução fácil para isso.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: Fotolia