"Ele é um pai para todos"

Em entrevista exclusiva, o ator Bernardo Velasco conta detalhes de Eleazar, seu personagem na novela A Terra Prometida, da Rede Record

Do elenco que esteve na primeira e na segunda temporada da trama Os Dez Mandamentos, da Rede Record, poucos atores continuam com os mesmos personagens na novela A Terra Prometida. Bernardo Velasco é um deles. O ator interpreta o sumo sacerdote Eleazar, um dos principais aliados de Josué (Sidney Sampaio), ao lado de Calebe (Milhem Cortaz).

Velasco conta que o papel é um “divisor de águas” na carreira dele. “O amadurecimento como ator veio junto com o amadurecimento do personagem. Entendi como algumas coisas funcionam, estou me testando o tempo todo e aprendendo a cada cena”, explica.

Eleazar é o sumo sacerdote e chefe dos levitas, além de um excelente contador de histórias. Ele costuma transmitir sua experiência e memórias da trajetória dos hebreus aos mais jovens. Na Bíblia, Eleazar é citado em diversos livros.

O ator diz que é difícil interpretar um personagem bíblico tão importante. “Claro que dou vida ao que alguns já imaginam que tenha sido esse homem, mas preciso respeitar também o que os diretores e autores me pedem e o que eu já criei de memória emotiva do personagem, tudo que ele viveu na trama”, revela.

Há cerca de um ano no ar como Eleazar, Velasco já deu vida a momentos de alegria e angústia de seu personagem, entre eles o nascimento do filho Finéias (Rafael Queiroz), fruto do casamento com Inês (Brendha Haddad), e uma condenação a enforcamento ordenada pelo faraó Ramsés (Sergio Marone).

Ele revela uma das cenas que considera mais marcantes. “A despedida de Arão (Petrônio Gontijo) com certeza foi muito emocionante. Juntou a relação de pai e filho dos personagens com a dos atores. Tenho Petrônio como espelho e, por sermos muito amigos, foi realmente muito importante. Quem assistiu ou estava gravando conosco na hora viu o estado em que eu estava”, diverte-se.


Para ele, Eleazar é um homem muito correto. “Ele é correto com seus princípios, com os ensinamentos de Deus e dos seus familiares desde o avô Anrão. Ele é um pai para todos. Acredito que, a partir da morte de Arão, Eleazar seja o ‘pai’, o responsável por todo povo hebreu”, avalia. A novela A Terra Prometida vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, na Rede Record.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Fotos: Munir Chatack e Reprodução