Como evitar as discussões no relacionamento?

Aprenda a identificar a raiz do problema

Imagem de capa - Como evitar as discussões no relacionamento?

Falta de dinheiro, incompatibilidade de objetivos, roncos em excesso e outros motivos, que podem até parecer pequenos, têm tomado uma proporção maior durante as brigas de casais e contribuído para o término de muitos relacionamentos.

Na Inglaterra, uma pesquisa identificou, após reunir 2 mil pessoas, que a união não chega na marca dos 2 anos. O resultado mostra ainda que a nova tendência é fugir, não enfrentar os problemas e buscar independência longe do companheiro, com algumas noites livres e até mesmo viagens para esquecer, mesmo que momentaneamente, dos conflitos que precisam ser resolvidos em conjunto.

De acordo com o apresentador do Programa The Love School – A Escola do Amor, Renato Cardoso, as pessoas confundem muito o sentimento de paixão com o amor, para o qual é necessário se sacrificar. “A paixão tem data de validade. As pessoas precisam aprender a graduar e fazê-la amadurecer para torná-la em amor”, explica.

O amor não é a sensação de sentir, mas sim um compromisso sério com o companheiro. A pessoa que ama verdadeiramente não age pela emoção, mas pensa racionalmente em cada situação e busca formas de ajustar os problemas, cessando os erros e colaborando para o aprimoramento do outro. Esteja certo: o segredo para manter um relacionamento feliz e duradouro é primeiro estar preparado para enfrentar a vida a dois.

Por isso, quando as brigas acontecem, é preciso identificar o foco do erro para cortar o mal pela raiz. “Muitos casais erram quando acabam problematizando o parceiro, atacando o outro, em vez de se unirem para solucionar o problema. A saída é separar o problema da pessoa. Unam-se e combatam a causa”, aconselha Renato.

A escritora e também apresentadora do programa A Escola do Amor, Cristiane Cardoso, explica que as discussões falam muito sobre o ponto de vista de cada um. “Se as brigas acontecem por preferências, porque um gosta de uma coisa e o parceiro de outra, ou divergências de ideias, em que um aceita algo e outro não, muito cuidado, às vezes as pessoas querem consertar algo que não tem conserto”, alerta.

Mas, as brigam podem ser evitadas a partir do momento que alguém começa a ceder e aprende a escutar antes de julgar, evitando assim palavras indelicadas. Admita a culpa quando a tiver e peça desculpas. Caso o problema seja iniciado por uma atitude impensada do parceiro, aponte, com calma, o seu ponto de vista e sugira quais devem ser as mudanças. Mas lembre-se: nada de resolver as dependências do relacionamento a dois na frente dos filhos ou de qualquer membro da família ou amigos.

Assista o vídeo abaixo e veja o testemunho de quem passou dificuldades no relacionamento, mas teve a vida sentimental restaurada.


Quer aperfeiçoar o seu relacionamento e evitar problemas como esse? Saiba como participando das palestras da Terapia do Amor, que acontecem às quintas-feiras, na Universal. Procure aqui uma igreja perto de você.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Fotolia