Aprenda como ser mais forte que o desânimo

Confira o depoimento de quem tinha tudo para desistir, mas decidiu buscar forças e seguir em frente

Imagem de capa - Aprenda como ser mais forte que o desânimo

Não é raro ver pessoas sentirem-se derrotados na vida, mesmo ainda sendo jovens. Após enfrentar diversos problemas, passam a acreditar que não há mais chances de vencer na vida. A Bíblia, entretanto, desconsidera essa maneira de pensar e afirma que aquele que crê em Deus, “Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão”. (Salmos 37.24)

Ou seja: não importa o tamanho da queda, quem utiliza a sua fé nunca aceitará a derrota. Ao contrário, irá se levantar e seguir adiante. E não é justamente isso que faz um vencedor?

Em seu blog pessoal, o escritor e palestrante Renato Cardoso revela que o segredo dos vencedores consiste em não viver baseando-se nos resultados mais recentes. Isso porque “não podemos viver por ânimo nem por desânimo. Viver assim resulta numa vida de altos e baixos — mais baixos do que altos, na verdade”.

Ele aproveita a oportunidade para levantar a questão: “Quantas vezes você não sentiu ânimo de levantar de manhã e trabalhar, ir para a escola etc. – mas foi? Naquele momento, você venceu seu desânimo e agiu sem ânimo mesmo. Você foi porque tinha que ir, tinha que fazer, senão…”.

De acordo com ele, para alcançar a vitória é necessário que a pessoa saiba que qualquer obstáculo que se coloque no caminho poderá ser superado, qualquer problema será passageiro.

O caminho da vitória

Karina Lazzaro descobriu isso frequentando as reuniões da Universal. Desequilibrada emocionalmente, ela chegou ao Chile após ser roubada por uma pessoa da própria família. Os golpes sofridos fizeram com que, pouco após os 20 anos de idade, Karina já se sentisse derrotada por sua própria vida.

Após sua chegada a Santiago, capital chilena, ela percebeu que, na situação em que se encontrava, jamais poderia ser uma vencedora na vida. “Espiritualmente não estava bem, devido a tantos problemas eu era triste e angustiada, havia um vazio dentro de mim”, relembra a moça, hoje com 27 anos idade.

Esse vazio, causado especialmente pela falta de crença no próprio futuro, foi preenchido pela fé adquirida com ajuda dos pastores e obreiros da Universal. Karina conta que começou “a participar das reuniões, a buscar a Deus e a ter uma esperança”. Com essa esperança renovada, “mesmo quando tudo estava mal, eu estava forte por dentro. A cada domingo era fortalecida, cada palavra que ouvia me enchia de paz e em cada oração me aproximava mais de Deus”.

Karina, estava desanimada e desamparada, mas isso mudou quando ela percebeu que seu amparo deveria vir de Deus, e não dos homens. Ela seguiu em frente. “Aprendi que junto a Deus a vitória é certa. Minha vida espiritual foi fortalecida devido ao encontro que tive com Deus e isso é individual: primeiro aconteceu comigo e depois com o meu marido”, relata a moça.

Juntos, eles conseguiram abrir um estúdio de beleza com diversos serviços exclusivos. Esse estúdio cresceu e hoje conta com funcionários qualificados e com formação na área.

Karina se tornou uma vencedora. Seu segredo foi não parar, mesmo quando a derrota se abateu sobre ela. Não apenas na vida profissional, mas, especialmente, na vida espiritual, a moça é feliz, pois, conforme suas próprias palavras, “conquistei a verdadeira alegria que é o Espírito Santo”.

Você também pode alcançar essa alegria, independentemente de quão ruim a situação pareça agora. Participe do Encontro com Deus e saiba como melhorar a sua vida por meio da fé. “Ignore seu desânimo e simplesmente faça o que tem que fazer. O ânimo costuma vir logo depois. Mas se não vier, aprenda a seguir sem ele”, recomenda Renato. Faça o que deve ser feito: haja pela mudança.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Universal